Natal apresenta Vigiadengue durante Reunião Anual da Rede Dentarget na Colômbia

Natal é a única cidade brasileira a participar, desta segunda-feira (24) até a próxima sexta-feira (28), da 4ª Reunião Anual da Rede Dentarget, que acontece na cidade de Cali, na Colômbia. Dentarget, sigla correspondente a “A eficácia do alvo, avaliação de risco baseada, controle da dengue”, é uma rede criada no âmbito da cooperação entre os diferentes países em torno dos problemas comuns e correntes de dengue e a necessidade para avaliar intervenções alternativas para prevenção e controle, especialmente na América Latina. É um tipo de rede aberta e horizontal, composto por pesquisadores e profissionais de vários países da América Latina, impulsionada pelo Instituto de Medicina Tropical em Antuérpia.

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, que já havia participado deste encontro no ano passado, no México, explica que o encontro tem o objetivo de desenvolver uma rede de pesquisa, na qual Natal está inserida, que contribui para a produção e troca de informação científica para a tomada de decisão sobre a estratificação de risco de transmissão da dengue e avaliação da eficácia e relação custo-eficácia das intervenções preventivas e de controle em países América Latina.

“O Vigiadengue ganhou notório reconhecimento internacional por ser um método utilizado para identificar as áreas com maior risco de transmissão da dengue, utilizando dados epidemiológicos, entomológicos, ambientais e demográficas. Temos tido resultados positivos e esse encontro servirá para atualizarmos e aperfeiçoarmos cada vez mais a nossa metodologia”, destaca Alessandre Medeiros.

Deixe um comentário

você pode gostar também Mais do autor