Comissão questiona secretário sobre banheiros nas praias e feiras livres

- publicidade -

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização recebeu na manhã de hoje (11) o secretário municipal de serviços urbanos (Semsur), Jonny Costa, que respondeu às indagações dos parlamentares sobre diversos temas como banheiros públicos na orla da cidade, banheiros nas feiras livres, iluminação pública, construção e manutenção de alamedas.

“O secretário assumiu a pasta recentemente e nós sabemos que ele encontrou muitos problemas. Segundo Jonny Costa, uma série de contratos foram suspensos porque algumas empresas não estão cumprindo adequadamente com os serviços contratados”, disse o vereador Luiz Almir (PR), presidente da Comissão. O vereador acrescentou que o secretário está realizando processo de novas licitações para que os banheiros estejam disponíveis. “O secretário garantiu que entre 30 e 45 dias os banheiros estarão disponíveis em todas as feiras e, nas praias, através de uma empresa privada”.

O Vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), vice-presidente da Comissão, destacou a importância da presença do Secretário da Semsur para esclarecer algumas dúvidas importantes para a população natalense. “Nós cobramos a execução de diversos serviços para a cidade, muitos são serviços básicos, como a limpeza dos canteiros, banheiros funcionando nas feiras livres, regulamentação dos ambulantes no centro da cidade, iluminação pública. A Comissão cobrou transparência da secretaria na realização desses serviços, mostrando quanto é gasto para que eles sejam executados”, afirmou Ubaldo.

De acordo com Jonny Costa, cerca de 300 mil reais são gastos por ano para manutenção dos 24 banheiros das praias. “Os contratos que abrangem a manutenção de limpeza e vigilância não armada dos banheiros das praias serão substituídos com a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara. Faremos a outorga para que alguém da iniciativa privada possa fazer a exploração e manutenção porque a Secretaria gasta em torno de 300 mil reais por ano com os banheiros das praias devido a depredação e mau uso”, explicou o secretário.

Em relação aos banheiros das feiras livres o titular da Semsur ressaltou que será realizada uma contratação emergencial para normalizar a prestação dos serviços. “A empresa atual está se negando a cumprir o contrato, paralisando os serviços de manutenção dos banheiros nas feiras. Nós iremos suspender o contrato e realizar nova licitação com custos mais equilibrados”, concluiu.

Na reunião também foi abordada a questão da decoração natalina. De acordo com o Secretário 100% da estrutura da decoração será reaproveitada para esse ano.

“O secretario garantiu que 100% da estrutura natalina do ano passado será reaproveitada. Isso representa economia para a cidade, para o poder público. Além dessa área da decoração natalina Jonny Costa também está buscando empresas com custos mais baratos para Prefeitura, é importante um secretário que além dos preços, se preocupa com a qualidade dos serviços prestados”, afirmou Fernando Lucena (PT).

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso
Fonte: CMNAT

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais