Detran abre Semana Nacional de Trânsito com exposição em shopping de Natal

- publicidade -

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre oficialmente na próxima segunda-feira (18) a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com uma exposição diversificada montada no saguão do Natal Shopping, na capital. A abertura do evento acontece às 16h, e vai contar com a presença do diretor geral do Órgão de trânsito estadual, Júlio César Câmara, além de representantes de instituições parceiras do projeto Vida no Trânsito.

A exposição propõe ao público visitante a interação participativa com as atividades propostas pelo Detran, além da apresentação de painéis e informações estáticas expostas na área. Entre a ações que vão interagir com o público está a realização de jogos, a exemplo da roleta do trânsito, onde o cidadão pode testar seu conhecimento e ganhar brindes. Outro equipamento que poderá ser utilizado é o simulador prático de direção veicular, o aparelho busca criar situações reais encontradas pelo condutor no tráfego urbano e rural.

Os óculos simulador de embriaguez também vai ser uma das opções levadas pelo Detran ao público visitante da exposição. O sistema consiste em o cidadão tentar realizar um percurso demarcado no solo utilizando os óculos. Nesse caso é possível sentir a dificuldade que é dirigir sob efeito de álcool. O plano é reforçar a conscientização do motorista mostrando que ao beber e dirigir ele coloca a sua própria vida e a dos outros em perigo.

Já em relação aos objetos para apreciação, o Detran vai expor viaturas de patrulhamento de trânsito, banners com informações estatísticas de trânsito referente ao estado do Rio Grande do Norte, tela com a veiculação das campanhas educativas produzidas pelo Órgão e painéis com ações institucionais. Técnicos do setor de Educação de Trânsito do Detran também vão atuar no local trabalhando com os presentes abordagens educativas e de cidadania no trânsito, além de distribuir material informativo com medidas de segurança viária.

No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais