Procon/RN faz fiscalização inédita em caixas eletrônicos

O Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem/RN) e o Procon Estadual estão com várias operações em Mossoró hoje (9) e amanhã (10). Enquanto o IPEM verifica a venda e o uso de equipamentos de segurança do trabalho em estabelecimentos diversos, o Procon/RN realiza, pela primeira vez no RN, fiscalização no funcionamento dos caixas eletrônicos.

No comércio, os fiscais providenciam a retirada dos equipamentos que não atendam as normas de segurança como produtos sem a marca de certificação exigida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. São verificados o uso de itens como capacetes, luvas e máscaras. Produtos sem o selo obrigatório do Inmetro são apreendidos e as empresas têm prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Já a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon Estadual está fiscalizando caixas eletrônicos, em uma ação inédita no estado.  Entre os aspectos observados estão a quantidade de caixas à disposição dos clientes, o funcionamento deles e o tempo de espera nas filas.

“Através de operações desse tipo, a sociedade fica mais protegida sabendo que o Estado defende seus interesses”, acredita Cyrus Benavides, diretor dos dois órgãos estaduais.

Deixe um comentário

você pode gostar também Mais do autor