Lei Orçamentária Anual 2018 é discutida em reunião na Câmara

- publicidade -

Vereadores, técnicos do Legislativo e Executivo, secretários de governo e assessores parlamentares estiveram reunidos no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (29), para discutir as emendas à Lei Orçamentária Anual 2018. O montante de recursos para o Município administrar foi estimado em R$ 2,7 bilhões; com base na inflação do período, houve um incremento de 8,18% no orçamento em relação ao ano anterior. Ao todo, foram apresentadas 256 emendas ao documento encaminhado pela Prefeitura, sendo 150 consensuais.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), é um momento para debater as matérias não consensuais. “Importante este diálogo entre o Executivo e os parlamentares de todas as bancadas, oposição e situação, com o objetivo de encontrar consenso para emendas que podem atender demandas da população. Portanto, estamos nos esforçando para elaborar um orçamento justo e eficiente na sua aplicação”, avaliou.

A vereadora Nina Souza (PEN), líder da bancada governista, disse ser essencial que a LOA seja construída, em seu conjunto, com condições de promover o crescimento da cidade e melhorar a vida das pessoas. “Foram 27 vereadores que encaminharam proposições. Dito isso, estamos atentos ao aspecto legal dos textos. Porque às vezes existem emendas que estão fora do regramento, todavia, o governo conversa e chega e um consenso”.

Já o vereador Sandro Pimentel (Psol), que apresentou 11 emendas, falou que espera aprovar o maior número de matérias possível porque, segundo ele, todas visam oferecer benefícios para a capital potiguar. “Antes do debate em plenário é importante este espaço diminuto para argumentarmos tête-à-tête com a Prefeitura sobre os propósitos das emendas. Tomara que as negociações continuem no caminho da democracia”, pontuou o parlamentar oposicionista.

Presente na reunião, a secretária de Administração de Natal, Adamires França, explicou que é dever do Executivo formatar a peça orçamentária e submetê-la ao crivo do Legislativo. “A expectativa é continuar o diálogo e conseguir consensualizar mais e mais iniciativas. Todos aqui querem o melhor para a cidade. Então, acredito que alcançaremos um bom resultado ao final das votações”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais