Vereadores aprovam mudança na incorporação de aposentadorias dos servidores

- publicidade -

A Câmara Municipal de Natal concluiu na sessão ordinária desta quinta-feira (15) a votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Nº 008/13, de autoria do chefe do Executivo Municipal. A emenda foi apresentada pela Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica e altera o dispositivo que trata sobre incorporações às aposentadorias dos servidores municipais.  No último dia 6, os vereadores já tinham aprovado parte da emenda ampliando as licenças maternidade e paternidade dos servidores e a adequação do texto referente à progressão funcional e promoções.

Com a aprovação de hoje, a partir da sanção e publicação da lei, os servidores não poderão mais ter incorporados permanentemente em seus salários e nas aposentadorias, valores referentes a cargo ou função gratificada que tenham exercido na carreira. Foram 22 votos favoráveis à mudança na lei e dois contrários. A vereadora e líder da bancada governista, Nina Souza (PEN) relembrou que nenhum servidor que já tem o direito adquirido será afetado pela lei e que essa medida ajudará o município a melhorar o controle das contas com pessoal. “A lei permitia que quando o servidor prestasse serviço a título de gratificação, em seis anos teria incorporado o mesmo valor nos salários e na aposentadoria. Estamos corrigindo esse erro e ajudando a Prefeitura a moralizar e reestruturar a folha com data-bases, planos de cargos…”, argumentou.

A maioria dos parlamentares também seguiu esse entendimento, como o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), que destacou que a matéria é importante para o equilíbrio financeiro da gestão. Já os vereadores Natália Bonavides (PT) e Cícero Martins (PEN) criticaram a mudança alegando que retira direitos e incentivos aos servidores. “O que todos precisam entender é que se trata da retirada de direito e de incentivo de quem vai entrar no serviço público municipal”, disse Martins.

Além desta matéria, os vereadores derrubaram veto ao Projeto de Lei N° 029/2017, de autoria do vereador Sueldo Medeiros (PHS), subscrito pela vereadora Eleika Bezerra (PSL). A proposta, denominada “Parada Segura”, permite que usuários do transporte público com limitações de mobilidade solicitem parada no transporte coletivo fora dos pontos oficiais, a partir das 21h. “Esse projeto não traz nenhum impacto financeiro. Vai estar contribuindo para uma segurança maior dos usuários. Tem horário definido, não vemos nenhum empecilho”, argumentou o autor. O Executivo justificou o veto alegando que não caberia à Câmara definir sobre a gerência do transporte público na cidade porque cabe  ao prefeito planejar e promover ações administrativas no trânsito.

Em primeira discussão foram aprovados os Projetos de Lei Nº 189/17, do Chefe do Executivo Municipal, incluindo as secretarias de Cultura e de Habitação como integrantes do comitê gestor de Políticas Sobre Drogas; e o de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), que intitula a índia potiguar Clara Camarão como heroína do município de Natal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais