Centro de Controle Zoonoses promove trabalho de busca ativa na zona Oeste de Natal

Dando continuidade aos trabalhos para combater as arboviroses em Natal, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu, nos últimos dias, mais uma ação de busca ativa na capital potiguar, desta vez na zona Oeste.

 

As ações foram intensificadas no bairro do Guarapes. As equipes estiveram em residência de usuários que apresentaram os sintomas, realizando exames e verificando a compatibilidade com as arboviroses existentes. Além da visita ao paciente, também é realizada uma busca, num raio de 50 a 300 metros, por pessoas que tenham ficado doentes nos últimos 5 a 18 dias e também a investigação se há muitos fatores que possibilitem a proliferação de vetores, como pneus, caixas d’água abertas e acúmulo de lixo.

 

A busca ativa consiste no processo de investigação de casos de pessoas acometidas por doenças que possam causar uma epidemia em um determinado espaço geográfico. Em Natal, as investigações dos casos acontecem a partir das notificações feitas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a partir dos quais são confirmados ou descartados casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

 

Com esse trabalho, desenvolvido desde 2014, o CCZ passou a atuar de forma mais ágil e dinâmica, conseguindo elaborar relatórios e ações de forma mais eficaz no combate ao Aedes aegypti.

Deixe um comentário

você pode gostar também Mais do autor