Dor menstrual pode ser “tão dolorosa quanto um ataque cardíaco”, afirma especialista

- publicidade -

Menstruar é uma das mais surpreendentes características da mulher: todos os meses, o útero se reveste com uma camada vascularizada a fim de gerar vida, mas, quando a fecundação não ocorre, o órgão se descama e forma a menstruação.

Apesar da importância desse processo, ele pode causar sintomas nada agradáveis. A principal queixa é a cólica menstrual, cuja intensidade pode variar de leve a muito intensa. A fim de exemplificar tamanho incômodo, um estudioso britânico comparou a sensação a um ataque cardíaco.

Cólica dóis tanto quanto infarto

mulher com colicas 0318 400x800© Africa Studio/Shutterstock mulher com colicas 0318 400×800

Segundo a Academia Americana de Médicos da Família, os períodos menstruais dolorosos, chamados de dismenorreia, podem interromper o dia a dia de uma em cada cinco mulheres. Apesar disso, ainda há poucos estudos a respeito da condição e do seu tratamento.

Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.

O ginecologista Frank Tu, diretor do departamento de dor ginecológica da NorthShore University HealthSystem, disse na mesma entrevista que alguns médicos são ensinados a dar analgésicos para cólicas, mas eles podem não ser suficientes.

Até que ponto é normal sentir cólica?

colica dor pelvica 0717 400x800

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais