Prevenção do consumo de drogas é tema de debate em escola da rede estadual

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade local e escolar com relação à violência no ambiente escolar, a Secretaria de Educação do RN promoveu o I Encontro Escola-Comunidade, que visou discutir problemáticas relacionadas à propagação da violência e das drogas no bairro de Neópolis. O evento aconteceu no Conselho Comunitário do Bairro e é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e o Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH).

O encontro aconteceu durante a manhã de ontem (10) e teve como tema “O papel da família e da escola na prevenção às drogas e à violência”. “Queremos mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar e local a discutir essas problemáticas e buscar soluções em conjunto para que cada um possa dar a sua contribuição auxiliando a melhor vivência em nosso bairro”, comentou Isabel Cristina de Lima, diretora da Escola Estadual Lourdes Guilherme, uma das instituições do bairro presentes no evento.

A programação contou com palestra proferida pelo professor João Maria de Moura, coordenador do NEEPDH e diretor do Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas Sobre Drogas. “O objetivo primordial aqui é conscientizar, alertar e discutir, através de uma perspectiva educativa e preventiva, toda a comunidade escolar acerca do consumo e tráfico de drogas e da violência no ambiente escolar”, afirmou João Maria.

Ainda de acordo com João Maria, o encontro é só o primeiro passo para uma discussão ainda maior sobre o assunto nas escolas da rede. “Nós vamos iniciar um trabalho de oficinas com a mesma perspectiva na escola Lourdes Guilherme e estamos desenvolvendo ações para os estudantes do ensino de jovens e adultos e de ensino regular. Teremos momentos de estudo e planejamento para que esse tema seja também incluído no projeto político-pedagógico das escolas”, completou.

Além dos gestores escolares, equipe pedagógica, pais e responsáveis, participaram do encontro o Conselho Comunitário do bairro, o 5º Batalhão da Polícia Militar, os Narcóticos Anônimos e os gestores e representantes das escolas estaduais Stela Wanderley e Berilo Wanderley.

Um novo encontro está marcado para o dia 18 de abril, a partir das 9h da manhã, na Escola Estadual Lourdes Guilherme, que vai dar continuidade às discussões iniciadas no primeiro encontro.

Deixe um comentário

você pode gostar também Mais do autor