Prevenção do consumo de drogas é tema de debate em escola da rede estadual

- publicidade -

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade local e escolar com relação à violência no ambiente escolar, a Secretaria de Educação do RN promoveu o I Encontro Escola-Comunidade, que visou discutir problemáticas relacionadas à propagação da violência e das drogas no bairro de Neópolis. O evento aconteceu no Conselho Comunitário do Bairro e é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e o Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH).

O encontro aconteceu durante a manhã de ontem (10) e teve como tema “O papel da família e da escola na prevenção às drogas e à violência”. “Queremos mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar e local a discutir essas problemáticas e buscar soluções em conjunto para que cada um possa dar a sua contribuição auxiliando a melhor vivência em nosso bairro”, comentou Isabel Cristina de Lima, diretora da Escola Estadual Lourdes Guilherme, uma das instituições do bairro presentes no evento.

A programação contou com palestra proferida pelo professor João Maria de Moura, coordenador do NEEPDH e diretor do Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas Sobre Drogas. “O objetivo primordial aqui é conscientizar, alertar e discutir, através de uma perspectiva educativa e preventiva, toda a comunidade escolar acerca do consumo e tráfico de drogas e da violência no ambiente escolar”, afirmou João Maria.

Ainda de acordo com João Maria, o encontro é só o primeiro passo para uma discussão ainda maior sobre o assunto nas escolas da rede. “Nós vamos iniciar um trabalho de oficinas com a mesma perspectiva na escola Lourdes Guilherme e estamos desenvolvendo ações para os estudantes do ensino de jovens e adultos e de ensino regular. Teremos momentos de estudo e planejamento para que esse tema seja também incluído no projeto político-pedagógico das escolas”, completou.

Além dos gestores escolares, equipe pedagógica, pais e responsáveis, participaram do encontro o Conselho Comunitário do bairro, o 5º Batalhão da Polícia Militar, os Narcóticos Anônimos e os gestores e representantes das escolas estaduais Stela Wanderley e Berilo Wanderley.

Um novo encontro está marcado para o dia 18 de abril, a partir das 9h da manhã, na Escola Estadual Lourdes Guilherme, que vai dar continuidade às discussões iniciadas no primeiro encontro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais