Detran incorpora novos procedimentos na plataforma de serviços online

????????????????????????????????????
- publicidade -

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) passou a disponibilizar mais dois procedimentos na sua plataforma de serviços online. O agendamento de teste prático de direção veicular e a solicitação da CNH definitiva já podem ser requeridas diretamente no site do Detran.

Agora a medida de comodidade e agilidade implantada pelo órgão Estadual de Trânsito tem como foco os usuários que estão em processo de primeira habilitação e aqueles que são permissionários, ou seja, receberam a CNH provisória e, após cumprir o prazo de um ano, podem solicitar a habilitação definitiva.

No caso da iniciativa do agendamento online de teste prático, o cidadão somente precisará vir ao Detran na data e horário selecionados pelo usuário por meio do sistema em funcionamento no site. Com isso, o deslocamento do usuário a uma das unidades do Detran é reduzido, já que muitas vezes o cidadão vinha ao posto do Detran agendar o teste e em outro dia realizava a prova prática.

Outro ponto importante é que o usuário realizando o agendamento via plataforma online já pode emitir o boleto de pagamento com a taxa cobrada pela realização do teste. Dessa forma, a quitação pode ser feita pelo aplicativo do Banco do Brasil, imprimir a guia e pagar diretamente no caixa do banco, ou mesmo buscar uma agência do Pagfácil e informar o CPF, que o débito será localizado, podendo assim ser quitado pelo usuário, que chegará ao Detran com todo o procedimento para realização do teste concluído.

A situação se torna ainda mais cômoda e prática para aqueles usuários que foram habilitados e receberam a Permissão para Dirigir. Nesse caso, estando o condutor com o endereço residencial atualizado no sistema do Detran, ele não precisará ir a nenhuma das unidades do Órgão, bastando apenas solicitar a CNH Definitiva via plataforma online, que o Detran se encarrega de enviar o documento ao endereço cadastrado pelo motorista.

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que outros serviços estão sendo analisados no intuito de disponibilizar novos procedimentos na plataforma de serviços online do Órgão. “Novos serviços vão ser implantados e com isso estamos dando um passo importante na modernização do Detran, que já se reflete na diminuição de filas, no tempo de espera dos usuários e na satisfação daqueles que começam a utilizar os serviços via internet”, comentou

O procedimento de agendamento do teste prático e solicitação da CNH definitiva pela internet é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH (caso não tenha CNH, basta o CPF), e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acessos ao agendamento, CNH definitiva, como também a renovação e a segunda via da CNH.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais