Terceira noite do Flin abriu espaço para diversas manifestações artísticas

- publicidade -

Cinema, literatura, poesia, jornalismo e música. Estas manifestações artísticas deram o tom da terceira noite do Festival Literário de Natal (Flin). A sexta-feira (10) foi recheada de atrações e o público que prestigiou o evento não se arrependeu. O prefeito Carlos Eduardo acompanhou a programação ao lado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão. O senador Garibaldi Alves e a senadora Fátima Bezerra também estiveram no Flin nesta sexta-feira.

A programação da noite teve início na tenda “Moacy Cirne”. Em pauta, a trajetória de mais de 60 anos no jornalismo de Woden Madruga. A mesa de debates contou com a participação do próprio Woden, além de Tácito Costa, Franklin Jorge e Beatriz Madruga.

Num bate-papo descontraído e cheio de saudosismo, Woden falou sobre como iniciou no jornalismo nos anos 50, trabalhando no Diário de Natal, bem como lembrou dos tempos de chumbo durante a Ditadura Militar quando foi perseguido, censurado e processado em virtude de sua atuação profissional e ainda o porquê de escrever tanto sobre a agricultura em sua coluna na Tribuna do Norte.

O jornalista encantou o público que acompanhou os debates e revelou todo o seu amor pelo jornalismo ofício que abraços e exerce até hoje: “Através do jornalismo eu descobri tudo, conheci figuras extraordinárias como Câmara Cascudo, Newton, Navarro, Henfil, Sanderson Negreiros dentre outros. Posso dizer que sou realizado com a minha profissão”.

Já a tenda dos autores foi palco de grandes debates com a presença de expoentes locais e nacionais da literatura. O acariense Humberto Hermenegildo e o mossoroense João Almino, recentemente empossado como imortal da Academia Brasileira de Letras, comandaram uma mesa com o tema: Romance – Ficção e Memória. O gênero romance é a especialidade de João Almino autor de obras como: Samba Enredo e Cidade Livre.

Na sequência, Antônio Cícero, outro imortal da ABL, e o jornalista, professor e escritor potiguar, Vicente Serejo, mergulham no universo da poesia. A última mesa de debates foi formada pela atriz e diretora Carla Camurati e pelo escritor Marcelo Rubens Paiva que falaram sobre literatura e cinema.

A noite foi encerrada com uma bela apresentação da dupla de repentistas: Os Nonatos. A plateia cantou todas os sucessos dos nordestinos que arrastam um público fiel em suas apresentações pelo Brasil.

 

Programação de Sábado 11-11

SÁBADO (11.11)

18h – Tenda Moacy Cirne

“Frei Miguelinho e Manuel Dantas”
Com Edgar Dantas e Gustavo Sobral

19h – Tenda dos Autores
MESA 1: “Políticas Públicas para a Cultura Popular ”
Antônio Nobrega e Luiz Assunção

20h – Tenda dos Autores
MESA 2: “O Rebelde do Traço & Outros Traços”
Jaguar | André Dahmer | Claudio Oliveira | Ivan Consenza

21h – Tenda dos Autores
MESA 3: Xica da Silva, a Princesa Negra
Ana Miranda e Marlui Miranda

22h – Show: Antônio Nóbrega em
“Um Recital para Ariano Suassuna”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais