Cine Fest RN leva estudantes da rede pública de ensino para o cinema

Promovendo a inclusão cultural de crianças da rede pública de ensino, alunos das escolas estaduais Rômulo Wanderley e Arquiteta Elizabeth de Fátima assistiram a oito filmes curtas-metragens gratuitamente. A ação faz parte da primeira etapa da programação oficial do Cine Fest RN, o festival de cinema do Rio Grande do Norte, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, que começou na manhã desta quarta-feira (11) com a Mostra Itinerante na Zona Norte de Natal, e segue até quinta (12).

“Buscamos com o Cine Fest Natal, além de promover o acesso de nossas crianças e jovens à cultura, transformar o evento numa vitrine da produção audiovisual brasileira, atraindo turistas, a partir do momento em que se tornar parte de nosso calendário e dando mais uma oportunidade a esse celeiro de grandes artistas e produtores que temos em nosso país”, corroborou Vagner Araújo,  secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão.

Para a estudante Maria Vitória de 11 anos que se diz amante do cinema, a mostra é uma oportunidade de expandir o mundo. “Foi muito legal e interessante essa experiência.   Aprendi muitas coisas, como por exemplo sobre a conscientização de jogar o lixo no lixo, como o problema do desmatamento é sério  e a história do ‘Baobá do Poeta’, que é também um pouquinho da nossa história né?! Para mim, e tenho certeza, para todos os meus colegas, o Cine Fest recebeu nota 10!”, disse sorrindo.

Os curtas ‘Cabra de Peia’, ‘Lugar de Lixo é no Lixo’, ‘Faca Amolada’, ‘Sebastião Canário’, ‘O Baobá e o Poeta’, ‘Minha Bolsa Mágica’, e a animação ‘Traição Não Existe em Guarani’, e ‘Além do Plano’ foram as películas exibidas nesta manhã.

“É um orgulho imenso exibir a produção audiovisual potiguar na telona. Esse é o grande momento para quem produz cinema; ver seu filme exibido com a qualidade técnica de som e imagem que ele merece. O cinema é sempre o grande palco do audiovisual”, comentou o cineasta e coordenador do Cine Fest RN, Edson Soares.

MOSTRA ITINERANTE ZONA SUL

Entre o próximo 16 e 18 de abril (segunda a quarta-feira) tem início a Mostra Itinerante da Zona Sul, também em sala do Cinépolis, desta vez do Natal Shopping. A programação de filmes ainda será divulgada. O horário será o mesmo, com início às 9h e o acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Na terça-feira (17) tem início, também, a exposição fotográfica ‘Turismo e Cultura no Elefante, que virá acompanhada da exposição ‘Máquina de Sonhos’, com equipamentos cinematográficos de ontem e de hoje. Será no Salão de Exposições do Midway Mall (3º piso), com acesso livre.

A Expo fotográfica reunirá as 12 fotografias selecionadas no concurso. E o público poderá votar na sua preferida, sendo mais um jurado para compor o resultado final do concurso, que será anunciado no encerramento do Cine Fest RN, dia 29 de abril.

REALIZAÇÃO

Esta primeira edição do festival é uma realização da Engady Cine Video e Governo do Estado do RN por meio da Secretaria de Estado do Turismo do RN, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

Deixe um comentário

você pode gostar também Mais do autor