Parnamirim: Abertura do JUVEP’S reúne centenas de estudantes no IFRN

- publicidade -

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (SETEL), realizou abertura dos Jogos da Juventude Escolar de Parnamirim – JUVEP’s, na tarde desta terça-feira (26). O evento foi celebrado no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Parnamirim. A abertura contou com a participação do prefeito Rosano Taveira, do presidente da Câmara Municipal, Irani Guedes, reuniu centenas de estudantes e várias autoridades.

Esta é a primeira vez que o município realiza uma competição esportiva interna na cidade. O projeto inovador conta com a participação de 44 escolas, sendo 20 públicas municipais, 7 estaduais, 16 do ensino privado e uma do ensino federal. Aproximadamente 1500 estudantes participam da disputa. Os jogos acontecem de 27 de setembro a 8 de outubro.

Durante a cerimônia de abertura o prefeito deixou um recado de união para os atletas. “No momento as disputas é importante que os competidores mantenham o espírito esportivo. O respeito e a lealdade entre os esportistas é fundamental”, afirmou.

O evento de lançamento contou com o desfile das escolas participantes, juramento dos atletas, entrega de certificados, entrada do fogo simbólico, acendimento da pira e apresentação cultural do grupo de capoeira. A banda da Escola Municipal Maria do Céu produziu a trilha sonora das apresentações.

O secretário de esporte, Ricardo Wagner, explicou que a secretaria trabalha com eventos de valorização da prática “O esporte é uma estratégia de formação cidadã. Nossa meta é difundir a atividade esportiva nas escolas para incentivar o treinamento de jovens e crianças”, explicou.

Os JUVEP’s trarão competições nas modalidades de tawekondo, tênis de mesa, karatê, xadrez, atletismo, capoeira, judô, jiu-jitsu, luta olímpica, natação, basquete, futebol, futebol de areia, futsal, queimada, voleibol indoor e voleibol dupla.

O jovem Vinícios Andrade, de 11 anos, é aluno da Escola Municipal Jacira de Andrade. Ele participará da disputa de queimada e afirma está ansioso para o evento. “Estamos treinando muito para a competição e temos a esperança de ganhar a medalha de ouro. Estamos torcendo para que novas competições sejam feitas e possamos disputá-las”, explicou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais