Árbitros potiguares do quadro da cbf passam por teste nesta sexta-feira

- publicidade -

Os árbitros potiguares que participam da relação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passarão por testes teóricos e físicos na tarde desta sexta-feira (9). O Rio Grande do Norte segue o calendário nacional e assim como outros estados, promovem a primeira avaliação da arbitragem do ano para esta data.

Devido aos testes, o presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio Grande do Norte (CEAF), Coronel Ricardo Albuquerque, fez alterações na escala da arbitragem para a décima segunda rodada do Campeonato Potiguar Loterias Caixa 2018. Segundo ele, a medida foi tomada para preservar os árbitros em uma avaliação tão criteriosa desempenhada pelos profissionais da CBF.

“Esta é a primeira das quatro avaliações anuais realizadas pela CBF e sabemos o quanto ela é rigorosa e criteriosa. Os testes físicos são muito desgastantes e como o teste está marcado para a sexta-feira, optamos por fazerem ajustes para mantivermos todos os nossos árbitros em condições de desempenhar as avaliações propostas pela CBF nesta sexta”, comenda o Coronel.

Os testes

A primeira etapa dos testes será executada na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) com a prova teórica. Os árbitros terão quarenta minutos para responderem vinte questões. Para conseguirem aprovação, os profissionais devem acertar pelo menos quinze das vinte perguntas. A etapa será aplicada pelo instrutor Paulo Jorge Alves.

A segunda etapa acontece logo após a etapa teórica, porém na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os árbitros passam por testes criteriosos de velocidade, resistência e força, precisando alcançar os índices estabelecidos pela FIFA para conquistarem a aprovação e se manterem no quadro de árbitros da CBF. O instrutor responsável pela aplicação dos testes físicos será Igor Costa.

Hoje o Rio Grande do Norte tem sete árbitros e onze assistentes (nove homens e duas mulheres) no quadro. Além desses, dois novos candidatos dependem da aprovação neste teste para fazer parte do quadro de árbitros da CBF: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho e Leandro Sales Barchz.

Os árbitros que não obtiverem aprovação nos índices passarão por uma segunda avaliação dentro de trinta dias realizada pela própria CBF. Em caso de nova reprovação, somente aí sairão do quadro dos árbitros da entidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais