Adiada discussão sobre desconto no IPTU a pais de crianças com microcefalia

- publicidade -

O plenário da Câmara Municipal de Natal (CMN) decidiu adiar por cinco sessões a votação do projeto de lei que garante desconto de 50% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pais ou responsáveis de crianças portadoras da microcefalia.

O projeto teve um parecer contrário da Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ). O vereador Felipe Alves (PMDB), explicou que a Lei Orgânica do Município impede a tramitação do projeto. “A nossa Lei Orgânica impede a Câmara de legislar sobre exonerações tributárias. Nesse aspecto, o texto é claro. por isso, demos um parecer contrário”, explicou.

O artigo 39 da constituição municipal normatiza, exclusivamente, ao Poder Executivo a iniciativa de legislar sobre questões tributárias. Contudo, o plenário da Câmara pediu o adiamento da votação porque, no momento em que seria iniciada, o autor, vereador Klaus Araújo (SD) não estava presente e o vereador Cícero Martins (PTB) solicitou o adiamento da apreciação por cinco sessões.

O projeto motivou a discussão sobre as iniciativas da Câmara. O próprio Cícero revelou que existe um projeto em tramitação na Casa que modifica o artigo 39. “Como que pode? A Câmara, que tem a prerrogativa de legislar não legislar? Cabe somente a figura do prefeito?”, indagou afirmando que vai procurar dar celeridade ao projeto. A vereadora Carla Dickson (PROS) se somou ao vereador e também criticou o vício de iniciativa previsto na lei.

Votação de empréstimo também adiada

Também foi adiada em uma sessão, por consenso do plenário da Casa, a votação do Projeto de Lei 204/2017, do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura do Natal a realizar um empréstimo de até R$ 70 milhões, via Caixa Econômica Federal (CEF) ou Banco do Brasil (BB), para investimentos em saneamento e infraestrutura. O empréstimo é defendido pela Prefeitura para atenuar a situação da redução das demandas de obras reprimidas pela redução na capacidade de investimento, provocada pelo desequilíbrio das contas públicas e pela crise financeira.

Criado serviço inter-religioso

A Câmara também aprovou um projeto de autoria da vereadora Nina Souza (PEN), que foi modificado pela vereadora Natália Bonavides (PT), que cria um serviço multi-religioso na Casa. A ideia inicial era criar um serviço de Capelania, mas por maioria, a Casa decidiu oferecer um serviço voltado para todas as práticas religiosas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais