Prevenção: cães e gatos devem fazer check-up periodicamente

- publicidade -

Assim como os humanos, os animais de estimação também devem passar por check-ups com o intuito de prevenir doenças. Fazer consultas regulares no médico veterinário ajuda a garantir o bem-estar e a longevidade do cachorro e do gato. Há alguns exames que, se realizados periodicamente, podem ajudar a diagnosticar doenças antes que comecem a afetar seriamente o bem-estar dos pets.

De acordo com o médico veterinário Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, o ideal é que os check-ups sejam realizados pelo menos uma vez por ano. “Com a realização do check-up, o médico veterinário consegue intervir no início da doença ou até evitar que ela apareça, gerando uma melhor qualidade de vida para o paciente. Fazemos exames como eletrocardiograma e ecocardiograma para avaliar as condições do coração, ultrassom para pesquisa de tumores ou alterações na estrutura dos órgãos”, explica.

A vacinação deve ser feita com a mesma periodicidade. Os vermífugos podem ser aplicados mais vezes, de forma preventiva. O controle e a prevenção de diversas doenças também são feitos por meio das vacinas, principalmente em filhotes. Além delas, é importante medicar os pets contra pulgas, carrapatos e vermes. Geralmente, os donos só percebem que os animais estão com estes parasitas depois que os sintomas aparecem e o tratamento acaba sendo mais longo.

Fábio e Fabrício Marinho estão à frente do Hospital Veterinário de Natal. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.

O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais