Walfredo Gurgel iniciará novo grupo terapêutico para combate ao tabagismo

- publicidade -

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) através do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast), dá início no próximo dia 12, a partir das 9h, no Espaço do Servidor, a mais uma turma do grupo terapêutico para abandono do tabagismo. Podem participar servidores do hospital e seus familiares. Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar a coordenadora do Núcleo, Leila Rodrigues, durante o turno da manhã, ou a enfermeira, Cilane Vasconcelos, no turno da tarde.

Durante o período em que durarem os encontros semanais, estarão disponibilizados: apoio médico, psicológico, dicas nutricionais e de relaxamento. A ideia é auxiliar tanto quem já tem a vontade de deixar de fumar, como quem quer largar o vício, mas não encontra suporte para fazê-lo.

De acordo com Leila, “nos dias de discussões, os profissionais envolvidos no suporte psicossocial, farão explanações e apresentações sobre os males causados pelo cigarro. Em contrapartida, os participantes darão depoimentos quanto à resposta positiva ou não aos trabalhos desenvolvidos a cada semana”.

A diretora geral do HMWG, Maria de Fatima Pereira Pinheiro, alerta que “o tabagismo mata milhões de pessoas no mundo anualmente. Não sabemos o quantitativo de funcionários que são tabagistas, mas esse trabalho visa auxiliar estas pessoas a largar o cigarro”. Desde o início das atividades do primeiro grupo formado (em maio de 2014) cerca de 70 servidores já passaram pelo grupo terapêutico.

A auxiliar de enfermagem da Central de Desinfecção de Equipamentos (CEDEQ), Maria Celimar dos Santos, de 51 anos, foi uma das integrantes que conseguiu deixar de fumar. Ela conta que fumava há mais de 30 anos e descreveu sua experiência no grupo dizendo que “os encontros foram ótimos. Recebi muita força dos colegas”, destacou. Hoje, mais consciente dos males do tabagismo, Celimar aconselha a quem também quer largar o cigarro: “Tem que parar. Se não consegue sozinho, tem de procurar ajuda. Foi o que eu fiz. E esse grupo é muito bom”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais