Quarenta guardas municipais iniciam curso de aperfeiçoamento em segurança pública

- publicidade -

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nesta quarta-feira (11) o Estágio de Qualificação Profissional com carga horária de 90 horas voltado para um contingente de 40 guardas municipais. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento de Polícia Federal (DPFRN) e a Prefeitura Municipal do Natal, que prevê anualmente curso de reciclagem de todo o efetivo, com intuito de manutenção do porte de arma de fogo institucional.

A aula inaugural da qualificação abordou a disciplina “Procedimentos em Delegacia de Polícia” e foi ministrada pelo agente de Polícia Civil Alexandre Silva. Na ocasião foi passada para os guardas municipais a circunscrição de cada DP da capital, como também informações para agilizar os procedimentos de prisão e ocorrências que são finalizadas nas delegacias policiais.

A equipe técnica do Subcomando de Instrução da GMN elaborou a matriz curricular do aperfeiçoamento operacional, que foi submetida à apreciação do setor responsável da Polícia Federal e plenamente aprovada. As disciplinas abrangem um conteúdo teórico e prático com ênfase no manuseio e utilização do armamento letal, abordando ainda as temáticas de Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal, Controle de Distúrbio Civil, Uso Progressivo da Força, e Prática de Tiro Policial.

Cada guarda vai ser ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções são ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e conta com a participação dos profissionais lotados em instituições parceiras da GMN. O curso segue até o dia 31 deste mês.

Segundo o subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, a capacitação está plenamente adequada à carga horária do serviço desenvolvido pelo guarda municipal e compreendida dentro da escala operacional no efetivo convocado. “A capacitação faz parte do serviço do agente e este deve comparecer devidamente uniformizado de acordo com o exigido em cada instrução. Ressaltamos ainda que esses guardas já dispõem do porte de arma de fogo com validade em todo o RN e que o Curso vem como uma ferramenta de renovação desses portes”, concluiu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais