Surgem mais detalhes da versão do WhatsApp para empresas

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O WhatsApp anunciou hoje que vai começar a testar em breve os perfis empresariais no Brasil, ainda sem data oficial para liberação da ferramenta. As novas contas verificadas devem facilitar a comunicação entre empresas e clientes, gerando receita para o aplicativo e diminuindo também os riscos de golpes aplicados por perfis falsos.

Embora o WhatsApp mantenha os detalhes em segredo, já é possível ter uma ideia de como será o funcionamento com base nos posts oficiais do serviço de chat. A princípio, as empresas serão divididas em dois grupos: as pequenas e médias terão acesso ao aplicativo gratuito “WhatsApp Business”, enquanto as grandes corporações terão de pagar para ter acesso a soluções mais complexas para gerir as mensagens. Esta segunda opção visa resolver o principal problema do Whatsapp, que custou caro ao Facebook (US$ 22 bilhões) e até agora não gera receitas.

De acordo com o blog oficial do WhatsApp, as grandes empresas poderão ainda usar o aplicativo para enviar notificações para os consumidores, como confirmação de entrega, horários de voos, entre outros. Essas informações, aliás, dão força ao vazamento publicado pelo perfil WABetaInfo do Twitter. No post, é possível ver o perfil oficial do Facebook enviando códigos de autenticação em duas etapas para que o usuário faça login na sua conta, dispensando o SMS, por exemplo.

Ainda de acordo com o vazamento do WABetaInfo, as empresas poderão configurar um horário de atendimento ao consumidor e exibir mensagens de “ausência” quando o atendimento não estiver disponível. Além disso, deve ser possível gerenciar respostas automáticas para facilitar a comunicação com os clientes. Essas informações, porém, ainda não foram confirmadas oficialmente pelo WhatsApp.

O que deve mudar para o consumidor?

No geral, as mudanças que o WhatsApp para empresas devem trazer para o consumidor podem ser resumidas em uma palavra: segurança. Atualmente, qualquer usuário pode criar um perfil falso e distribuir links maliciosos, como o que oferece pacote de dados gratuitos para o usuário. Com a liberação do recurso, as companhias terão um símbolo de verificação ao lado do nome, como já acontece no Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Outra tendência é que mais empresas comecem a usar a ferramenta para enviar informações sobre compras e serviços para o usuário ao invés de e-mails e mensagens de texto (SMS). Algumas aplicações podem ser na entrega de eletromésticos por grandes varejistas, suporte técnico e atendimento no geral. Segundo o WhatsApp, as conversas também serão protegidas por criptografia e o usuário poderá bloquear as empresas se desejar.

O uso de serviços de conversas tem se tornado comum nos últimos meses. O Facebook Messenger e o Skype, por exemplo, já permitem que empresas criem robôs de atendimento para se comunicarem com o consumidor. Enquanto isso, o WhatsApp ainda mantém os detalhes das suas ferramentas corporativas em segredo.

 

 

Fonte: Olhar Digital

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