Sesap promove ação em alusão ao Dia Mundial contra Aids

- publicidade -

No dia 1° de dezembro muitos países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Anualmente, a data serve para desenvolver e reforçar ações de prevenção, combate e conscientização sobre a doença que registrou no ano de 2016 um total de 605 casos no Rio Grande do Norte.

Em alusão a data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública, através do Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais, vai realizar nesta quinta-feira (30), das 9h às 17h, no Calçadão da Avenida João Pessoa, a Vila da Prevenção, que prosseguirá nos dias 01 e 02/12 na Praça Gentil Ferreira. Haverá distribuição de preservativos, material educativo e teste rápido.

Quanto às Regionais de Saúde, a Sesap disponibilizará uma grade extra de preservativos e material educativo para todos os municípios, na perspectiva de que eles realizem programações locais em escolas, comércio, indústrias, organizações não governamentais e outros. Para ter acesso ao material, o município deverá encaminhar para a Sesap a programação a ser desenvolvida no decorrer do mês de dezembro, através do e-mail: hepaidscoordenacaorn@gmail.com.

Com relação ao aumento no número de casos no Rio Grande do Norte, o subcoordenador do Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais, Sérgio Cabral, disse que está havendo um aumento gradativo de casos nos últimos anos em decorrência da Sesap disponibilizar o acesso ao diagnóstico, principalmente através do teste rápido, e a população estar mais consciente.

Segundo tabela divulgada pela Sesap, o Rio Grande do Norte registrou no ano de 2014, um total de 296 casos de Aids; em 2015, o número quase dobrou para 522 e 2016, os registros foram de 605 casos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais