Natal já aplicou mais de 700 mil doses de vacinas este ano

- publicidade -

Uma das principais armas na prevenção de diversos tipos de doenças, a vacinação recebe atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que pode ser constatado pelos números. Este ano, 737.458 mil vacinas já foram aplicadas. 
A que teve maior procura foi a contra ‘influenza’, com 223.030, seguida por: hepatite B, com 105.872; dT, com 59.380; VOP, com 39.192; Meningocócica C, com 35.895; e BCG, com 31.340. A SMS ainda tem registro de vacinas de Pentavalente, Poliomielite inativada, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A, DTP, HPV, Varicela, dTpa, Febre Amarela, Poliomielite oral e antirrábica humana. 

Diante dos números, Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, destacou a importância das imunizações. “A vacinação tem uma relevante importância para a saúde coletiva em nosso município, prevenindo agravos com risco epidemiológico, reduzindo a gravidade, bem como a mortalidade pelas doenças”. 

Durante todo o ano, Natal participou de campanhas de vacinação para intensificar as ações de imunização, como contra a Influenza e a Multivacinação para crianças e adolescentes. 

“A intensificação das ações de imunização se mostra importante, pois tem como função básica conscientizar a população a respeito da segurança proporcionada pelo exercício imunizatório, que se estende a todos os ciclos de vida”, afirmou Aline Bezerra. 
Vale salientar que a vacinação é ‘porta aberta’, ou seja, a população pode buscar qualquer unidade de saúde, mesmo que não seja de sua área de cobertura, para ser imunizada. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais