Assembleia Legislativa homenageia CONAB pelos seus 27 anos de atuação no RN
Criada a partir da lei 8.029/90, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou suas atividades em 1991, contribuindo para a regularidade do abastecimento e a garantia de renda ao produtor rural. Por seus 27 anos de atividades no Rio Grande do Norte, foi homenageada pela Assembleia Legislativa em sessão solene realizada7 na manhã desta segunda-feira (22), numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
“Esta solenidade está carregada de reconhecimento acerca da importância da Conab em assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade e o enorme reconhecimento acumulado sobre a atividade agrícola no Brasil. Acreditamos que este seja um grande momento para refletir sobre o relevante compromisso da empresa com sua missão institucional de construir uma história longa e consistente com a agricultura brasileira”, afirmou Ezequiel Ferreira.
Na solenidade foram homenageados servidores e dirigentes que atuam ou atuaram na companhia. O presidente do Legislativo do RN destacou o trabalho da Conab, que possui unidades armazenadoras em Natal, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró e Umarizal. O parlamentar citou que, nos últimos cinco anos, foram comercializadas mais de 210 mil toneladas de milho através do programa Vendas em Balcão, auxiliando os pequenos e médios criadores potiguares a atravessar uma das mais duras secas que atingiram o RN.
“Celebrar 27 anos de atividade é para quem, no mínimo, resistiu à passagem do tempo e à sua erosão destruidora. Acreditamos que este seja um grande momento para refletir sobre o relevante compromisso da empresa com sua missão institucional de construir uma história longa e consistente com a agricultura brasileira”, disse o deputado, que enalteceu a dedicação dos servidores e dirigentes que atuaram e atual na companhia.
Pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foram aplicados, nos últimos quatro anos, mais de R$ 12 milhões para aquisição da produção de 2.238 agricultores familiares. A produção foi distribuída para 594 entidades em 59 municípios do RN.
Ao falar em nome dos homenageados, o superintendente de Orçamento e Finanças, Dalmo Mendes Vieira, citou outras frentes de atuação da Conab, como o fornecimento de alimentos básicos às populações mais vulneráveis: acampados, quilombolas, indígenas, comunidades atingidas por barragens, entre outras. Registrou a assistência humanitária internacional, por meio de doações a países com calamidades públicas.
“As ações da Conab constituem-se em iniciativas das mais relevantes. Matar a fome é mais do que vencer a morte”, afirmou o superintendente, que fez menção especial ao “talento, dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores”, reafirmando a gratidão por executarem de forma eficiente e eficaz suas tarefas.