“Câmara Cidadã” debate problemas da Zona Norte com Prefeito e moradores

- publicidade -

Os vereadores de Natal realizaram nesta quarta-feira (24) uma audiência no plenário montado na Praça do Coqueiral, Zona Norte de Natal, da qual participaram o prefeito Carlos Eduardo, secretários municipais, lideranças comunitárias e população local. A audiência faz parte da programação do projeto ” Câmara Cidadã”, cuja programação segue até esta quinta-feira (25), com uma vasta programação de serviços legislativos, culturais, de saúde e sociais.

Com a ajuda dos secretários presentes o prefeito relatou sobre obras nas diversas áreas da administração, como unidades de saúde, escolas, programas, serviços e obras públicas e regularização fundiária. Na ocasião o prefeito elogiou a iniciativa da Câmara em levar suas atividades para os bairros e apresentou um balanço das ações que o Executivo direciona para a Zona Norte da capital.  “O bom governante tem que ouvir cidadão para se orientar suas ações, projetos e programas. Aqui na Zona Norte estamos conseguindo realizar o maior investimento da cidade. São R$ 43 milhões em diversos bairros para calçamento, drenagem e pavimentação de ruas. Diante de toda a dificuldade, estamos conseguindo, com trabalho e compromisso, manter as ações.Estamos segurando a cidade do Natal que esta sendo atingida no seu coração, que é a receita. Temos seis unidades de saúde para inaugurar neste ano na Zona Norte e até janeiro devemos entregar 14 escolas”, anunciou o prefeito.

Os vereadores, por sua vez, fizeram questionamentos ao prefeito e seus auxiliares e a fala também foi aberta à população. Júlia Arruda (PDT) questionou sobre o serviço precário na unidade de saúde do conjunto Santa Catarina, segurança pública e cobrou a regularização da Patrulha Maria da Penha. Ubaldo Fernandes (PMDB) reclamou da falta de reposição asfáltica quando a companhia de águas realiza obras nas ruas, além disso, pediu providências quanto às inundações perto da lagoa de captação do conjunto Panatis. Preto Aquino (PEN) destacou a parceria da Comissão de Desporto da Câmara com a Secretaria de Esportes no apoio ao esporte amador e calendário de eventos.

Já Nina Sousa (PEN) relembrou que a saúde pública de Natal padece porque também atende a outros município e que o Governo do Estado tem dívida na área com o município. Sandro Pimentel (PSOL) falou sobre a realização do primeiro mutirão com castramóveis que ficou acertado com a prefeitura e ainda questionou sobre a ausência do prefeito e vice-prefeito durante 12 dias no mês passado sem avisar à Câmara,  os atrasos de salários dos servidores terceirizados e sobre as contrapartidas das empresas de transporte para o aumento da tarifa de ônibus.

Para o presidente da Câmara Municipal, Raniere Barbosa (PDT), a presença do prefeito e sua equipe no Câmara Cidadã demonstra o compromisso da prefeitura e dos vereadores em dialogar diretamente com a população. “É um ato histórico, admirável e de coragem. Estamos fazendo a aproximação dos representantes políticos com o povo de Natal. Essa aproximação representa também o fortalecimento institucional porque é um momento em que a população se pronuncia. O Câmara Cidadã será itinerante todo mês em diferentes bairros, dando oportunidade da população se pronunciar e ter direito a serviços em que muitas vezes há dificuldade de acesso”, disse Raniere.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais