Gestores discutem dificuldades dos CMEIs no “Câmara Cidadã”
Dentro da programação do projeto “Câmara Cidadã”, em que a Câmara Municipal de Natal instalou seus serviços na Zona Norte da capital, gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participaram de uma roda de conversa com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), que preside a Comissão de Educação da Câmara. Na ocasião foram discutidos os problemas que os profissionais enfrentam à frente da administração desses centros.
Sandra Medeiros, diretora do CMEI Maria das Graças Mota, no Igapó, disse que há dificuldade de manter a rotina administrativa quando problemas com pessoal e financeiros se agravam. “Falta estagiário e há atrasos nos pagamentos dos terceirizados. Há dificuldades na logística da forma como a merenda chega às escolas e isso já provocou dias sem aulas”, conta. No CMEI Evangelina Evangelina Elita, no Lagoa Azul, também há dificuldades. O diretor Sarkiz Francisco Martins disse que a estrutura precisa ser ampliada, mas não há recursos. “A estrutura ainda demanda melhorias, inclusive precisa adequar a estrutura humana para que a escola possa funcionar de forma mais adequada”, destacou.
A vereadora Eleika entregou aos gestores o Plano o Municipal de Educação, impresso pelo seu mandato, e explicou que a Comissão de Educação está realizando um levantamento nos CMEIs da cidade para mapear as unidades. Ela também distribuiu material informativo sobre leis e iniciativas aprovadas pela Câmara que envolvem as escolas da cidade. Ela sugeriu maior transparência para que se saiba quando e quanto a prefeitura repassa em valores para as empresas terceirizadas. “Ficou evidenciado o problema financeiro e com os auxiliares e terceirizados. É preciso que os repasses sejam feitos em tempo hábil, que haja prestação de contas e que se defina os auxiliares para completar as equipes. O atraso com os pagamentos dos terceirizados vêm se repetindo e a polêmica é saber de quem é a responsabilidade e como resolver”, ressalta a parlamentar.