Ex-Cracolândia, ator de ‘Cidade de Deus’ defende descriminalização de usuários
O ator e cantor Rubens Sabino, que interpretou o personagem Neguinho em “Cidade de Deus” (2002), diz que “somente a descriminalização de algumas drogas e dos usuários pode pôr fim à Cracolândia”, em São Paulo, e defende um modelo de assistência constante do governo aos viciados, com fornecimento de doses controladas e acompanhamento médico diário.
Anos após participar do filme, Sabino viveu por muitos anos na Cracolândia como usuário de drogas e conhece bem a realidade do local. Ele disse que largou o crack há dois anos e retomou a carreira artística. Para o ator, “a Cracolândia é um pedacinho do inferno”.
“Todo mundo sabe que a Cracolândia de São Paulo não vai acabar com repressão”, escreveu o ator em seu perfil no Facebook. “Acredito que somente a descriminalização de algumas drogas pode pôr fim à Cracolândia.”
Sabino cita o exemplo da Suíça e como o país combateu o problema de usuários de heroína. “O governo local descriminalizou a heroína, montou vários alojamentos com uma equipe de saúde gigantesca, onde o usuário pode ir até esse alojamento do governo, pegar todo dia sua dose de heroína e voltar para casa e trabalho e não para a cadeia, como no Brasil.”
O ator sugere ao governo de São Paulo montar um projeto com o Ministério da Saúde para preparar um local onde os usuários de crack receberiam quatro pedras para o dia sob a vigilância de uma equipe de saúde. “Isso deu certo em vários países da Europa, pode dar certo aqui também.”