Ex-Cracolândia, ator de ‘Cidade de Deus’ defende descriminalização de usuários

- publicidade -

O ator e cantor Rubens Sabino, que interpretou o personagem Neguinho em “Cidade de Deus” (2002), diz que “somente a descriminalização de algumas drogas e dos usuários pode pôr fim à Cracolândia”, em São Paulo, e defende um modelo de assistência constante do governo aos viciados, com fornecimento de doses controladas e acompanhamento médico diário.

Anos após participar do filme, Sabino viveu por muitos anos na Cracolândia como usuário de drogas e conhece bem a realidade do local. Ele disse que largou o crack há dois anos e retomou a carreira artística. Para o ator, “a Cracolândia é um pedacinho do inferno”.

“Todo mundo sabe que a Cracolândia de São Paulo não vai acabar com repressão”, escreveu o ator em seu perfil no Facebook. “Acredito que somente a descriminalização de algumas drogas pode pôr fim à Cracolândia.”
Sabino cita o exemplo da Suíça e como o país combateu o problema de usuários de heroína. “O governo local descriminalizou a heroína, montou vários alojamentos com uma equipe de saúde gigantesca, onde o usuário pode ir até esse alojamento do governo, pegar todo dia sua dose de heroína e voltar para casa e trabalho e não para a cadeia, como no Brasil.”
O ator sugere ao governo de São Paulo montar um projeto com o Ministério da Saúde para preparar um local onde os usuários de crack receberiam quatro pedras para o dia sob a vigilância de uma equipe de saúde. “Isso deu certo em vários países da Europa, pode dar certo aqui também.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais