Nasa apresenta sonda que vai para “Tocar o Sol” em 2018

- publicidade -

A NASA marcou para quarta-feira (31) o anúncio de uma sonda que promete “tocar o Sol”, de acordo com a própria agência. A nave vai precisar lidar com temperaturas altíssimas e radiação em um nível que nenhuma outra precisou lidar. A ideia é que ela traga informações que nos ajudem a prever tempestades solares e a revelar os segredos da nossa estrela mais próxima.

A nova sonda vai chegar mais perto do Sol do que a Helios 2, instrumento lançado em 1976, que chegou a 43 milhões de quilômetros da superfície da estrela. A missão Sonda Solar Plus, estimada em 1,5 milhão de dólares, deve ser lançada em agosto de 2018.

A pequena nave treinará na órbita de Vênus por sete anos antes de ficar a seis milhões de quilômetros da superfície do Sol. Parece meio longe, mas é o suficiente para rastrear os campos magnéticos e analisar algumas partículas solares sem derreter por completo.

Para Brad Tucker, da Universidade Nacional da Austrália, a grande novidade tecnológica da sonda está no escudo térmico. “Trata-se de um escudo feito de carbono com 11,5 centímetros de espessura, que pode aguentar temperaturas próximas de 1.400°C. O uso dos compostos de carbono estão nos permitindo fazer coisas muito complicadas”, informou o cientista ao Science Alert.

Segundo o cientista entender as atividades solares é fundamental para que os humanos comecem a explorar o Universo.

A NASA vai transmitir o anúncio oficial ao vivo na quarta-feira (31), às 12 horas, pela NASA TV.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais