Veterinária alerta: Castração precoce pode evitar câncer de mama nos pets
Com as atenções voltadas ao combate e prevenção de câncer de mama em humanos neste mês que é celebrada a campanha internacional Outubro Rosa, um alerta importante aos tutores de animais de estimação: a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos. Segundo a veterinária Leticia Abrahão, do Hospital Veterinário de Natal, ao contrário de que muita gente pensa, cruzar o animal ou ter gestações não previne o câncer de mama. A melhor forma de prevenção é através da castração precoce.
“Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias representam 50 a 70% de todos os tumores. Quando castradas antes do primeiro ciu, a cadela passa a ter 1% de risco de desenvolver tumores de mama.Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasias, sendo que mais de 80% destes são malignos. A castração precoce reduz em 91% as chances das gatas desenvolver tumor de mama. Lembrar que não é indicada a utilização de anticoncepcionais em cadelas e gatas, esses aumentam o risco de desenvolvimento de lesões mamárias”, explica.
O exame físico é sempre importante realizar. O proprietário deve posicionar seu pet de barriga para cima e palpar todas as mamas, caso note algum nódulo ou aumento de volume, consultar imediatamente o veterinário. O principal tratamento é a remoção cirúrgica das mamas. Os tumores devem ser enviados para análise (histopatológico), pois irá determinar se existe necessidade de complementação com outros tipos de tratamento, como a quimioterapia. Nunca se deve esquecer, reforça a veterinária: “A melhor prevenção é a castração precoce, não utilizar anticoncepcionais nos animais de estimação, não espere o tumor crescer e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”.
O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.
Os irmãos Fábio Marinho e Fabrício Marinho estão à frente do Hospital Veterinário de Natal. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.

