Jiu-Jitsu traz benefícios para crianças e ajuda no combate ao bullying
Com o objetivo de oferecer uma atividade que proporcione a melhoria na concentração, autoestima, disciplina e saúde do público infantil, a academia Bodytech Tirol, em Natal, lançou uma turma de Jiu-jitsu voltada para crianças. Os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h, e são voltados para a faixa de cinco a onze anos. De acordo com o professor de Jiu-jitsu da BT, Felipe Guerra, a arte suave é recomendada para a fase escolar. “O Jiu-jitsu ajuda na autoconfiança e melhora a coordenação motora dos pequenos, o que é benéfico no contexto da escola, onde eles estão constantemente sendo incentivados a ficarem atentos aos conteúdos”, afirma.
O pontapé inicial para a criação da turma foi o pedido do cliente, o médico radiologista Marcel Dantas de Sousa. Com sua esposa, ele sugeriu uma atividade que auxiliasse às duas filhas em uma situação específica de bullying. “Acho muito bom, principalmente, para as meninas. Elas já fazem dança e a nossa ideia foi trazer outra atividade diferente. O Jiu-jitsu tem sido uma boa, inclusive, para a sair de situações de bullying”, conta.
Segundo Felipe Guerra, a modalidade de fato combate o bullying. “Diferente do que pode parecer para quem não conhece, no Jiu-Jitsu evita-se a violência. É realmente um trabalho antibullying, onde a criança vai aprender a sair de situações de conflito e evitar problemas. Trabalhamos muito a disciplina e o respeito dentro e fora do tatame. O que, com um tempo, torna-se prático na vida dos alunos”, explica.
As aulas de Jiu-Jitsu para crianças na Bodytech têm duração de uma hora. Inicialmente, eles fazem um aquecimento físico que é a preparação para o momento da aprender a arte suave. Por fim, os alunos são incentivados a colocar o que foi aprendido em prática. Os encontros são pensados de acordo com cada faixa de idade, de forma lúdica, para um melhor aproveitamento do tempo. Os resultados são sentidos, em média, com dois meses de prática.