Natal abrirá Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19 na próxima semana

- publicidade -

A Prefeitura do Natal vai abrir no início da próxima semana o Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19, que vai funcionar no Ginásio Dias, zona Norte de Natal. O atendimento está previsto para acontecer de segunda a quinta, das 8h às 16h e nas sextas das 8h às 12h, onde as pessoas passarão por uma triagem dos profissionais da Secretaria de Saúde de Natal (SMS-Natal) e em seguida receberão atendimento médico. 

“O médico vai avaliar se o paciente precisa ou não de tratamento para o novo Coronavírus, de acordo com o estabelecido no protocolo médico adotado por Natal, através do Comitê Científico Municipal de Combate à Covid-19, grupo formado por infectologistas e epidemiologistas, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Caso o paciente concorde, já sai do Centro com a medicação”, explica o titular da SMS-Natal, George Antunes. 

“O protocolo já está acontecendo nas Unidades Básicas referenciadas para o tratamento do Covid-19. Com esse Centro de Tratamento, queremos expandir o tratamento no início dos sintomas na nossa rede básica e desafogar as UPAs e hospitais”, enfatizou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, em visita às instalações do novo serviço. 

Outro ponto que a SMS Natal destaca é que as 10 UBS com horário estendido continuam em funcionamento e que todos os postos de saúde também atendem casos suspeitos de Covid-19. “A abertura do Centro de Tratamento Covid-19 vai trazer mais agilidade para pacientes com início dos sintomas, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta”, destaca Rayanne Araújo, secretária adjunta da SMS-Natal.

Para atendimento, é necessário o CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O Comitê científico de Natal, responsável pelo protocolo médico para tratamento do Covid-19, é formado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (pediatra), secretário da SMS Natal, George Antunes (farmacêutico Bioquímico), e pelos médicos Fernando Suassuna, Eliana Lúcia Tomás do Nascimento (infectologistas); João Maria de Lucena Marinho (clínica médica/cardiologista), Luis Alberto Marinho (infectologista); Kívia Bezerra Mota (ginecologista); Rosangela Morais (infectologista); Hélida Maria Bezerra (nefrologista); Cláudio Augusto Câmara de Macedo (intensivista); Álvaro Barros (cardiologista); Luís Alcides Lucena Marinho (nefrologista); Paulo Roberto Davin (cardiologista); João Maria Lucena (cardiologista); ; Giordano Bruno Souza Santos (intensivista); Iara Marques de Medeiros (infectologista).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais