Qualidade da água no entorno de cemitérios públicos de Natal será monitorada
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) vai monitorar a qualidade da água subterrânea de poços existente no entorno de dois cemitérios públicos instalados no bairro do Bom Pastor, na zona Oeste de Natal. Seu objetivo principal é verificar a existência de contaminação do lençol freático por “necrochorume”, líquido originado pela decomposição dos corpos enterrados nos estabelecimentos citados.
O chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt) da SMS, Marcílio Xavier, explicou que foi verificada a existência de dez poços situados em áreas do entorno dos cemitérios Bom Pastor I e II e que, durante um período de dois anos, amostras da água destes serão coletadas e analisadas para se detectar a ocorrência ou não da contaminação.
“Faremos a coleta das amostras em dois períodos, sendo o primeiro em junho deste ano e o outro, em janeiro de 2018. Com isso, teremos condições de analisar a água em dois períodos distintos: chuvoso e seco. Nosso foco é identificar uma possível contaminação por necrochorume, que é composto por substâncias como água, sais minerais e também vírus, bactérias e outros agentes patogênicos, que causam doença no homem”.
Ele explicou que foi feito um trabalho de avaliação da qualidade da água no entorno do Cemitério de Igapó, na zona Norte de Natal, em 2014. E que o DVS pretende ampliar os estudos para os outros sete cemitérios públicos do município.
Entre os aspectos considerados para a escolha das unidades foi o elevado número de sepultamentos por ano, estimado em 60 mensais; o sepultamento por inumação em covas rasas; a presença de circunvizinhança; localização vulnerável quanto aos aspectos geográficos e geológicos; o uso de água subterrânea, inclusive para consumo humano e o fluxo superficial de água convergente para a região.