Natal concentra mais de 70% das favelas e comunidades urbanas no RN

- publicidade -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira 8 os resultados do Censo Demográfico 2022. Com informações sobre as favelas e comunidades urbanas no Brasil, os dados revelaram que Natal concentra mais de 70% das favelas e comunidades urbanas do Rio Grande do Norte.

De acordo com o IBGE, as favelas e comunidades urbanas no Brasil possuem características comuns, como a insegurança jurídica quanto à posse de imóveis, a carência de serviços públicos básicos como água, esgoto e transporte, além da construção de infraestrutura que muitas vezes não segue os padrões oficiais. Muitas dessas áreas estão localizadas em regiões de risco ambiental ou em zonas onde a ocupação é restrita por leis urbanísticas ou ambientais, o que dificulta ainda mais o acesso a investimentos públicos e privados.

Os dados de 2022 foram coletados com uma metodologia aprimorada em relação ao Censo de 2010. Houve uma maior colaboração das prefeituras e uma participação ativa das comunidades no processo de levantamento das informações. As inovações tecnológicas e metodológicas permitiram uma análise mais detalhada e precisa das condições dessas áreas, o que torna os dados de 2022 incomparáveis com as edições anteriores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais