TJD-RN marca julgamento que pode salvar América do rebaixamento no Estadual para 19 de fevereiro
Redação
10/02/2026 | 18:42
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) agendou para a próxima quinta-feira 19, às 18h30, a sessão de julgamento dos recursos apresentados pelo América e pelo Potyguar Seridoense, que buscam reverter a condenação pela escalação irregular de jogadores na primeira fase do Campeonato Potiguar de 2026.
O julgamento acontecerá no auditório da sede da Federação Norte Riograndense de Futebol (FNF). A sessão chegou a ser marcada, inicialmente, para esta sexta-feira 13, mas foi reagendada diante da impossibilidade de reunir o Pleno, por motivo de viagem previamente agendada durante o período carnavalesco.
O Campeonato Potiguar segue paralisado até que haja uma decisão sobre os recursos. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol aguarda a decisão definitiva do tribunal para definir as datas e horários dos jogos da próxima fase.
Condenação à perda de pontos
Em 5 de fevereiro, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal determinou a perda de 18 pontos pelo América e de 15 pontos pelo Potyguar. Essa punição já tinha sido aplicada em 30 de janeiro pela FNF de forma administrativa, após registro de denúncia.
O América terminou a primeira fase do Campeonato Potiguar com a melhor campanha, com 5 empates e 2 vitórias. No entanto, com a perda de 18 pontos, acabou em 7º lugar, sendo rebaixamento matematicamente à segunda divisão. O Potyguar, por sua vez, ficou em 8º lugar (lanterna), também rebaixado.
Se a punição for revertida, o América pode sair da condição de rebaixado para classificado direto a uma das semifinais do campeonato, por ser dono da melhor campanha. Neste caso, o Globo FC seria rebaixado no lugar do clube alvirrubro. Já o Potyguar, também punido, pode atenuar sua situação na tabela, mas não tem mais condições de reverter o rebaixamento.

