Presidente da FIERN diz que país está preparado para as reformas
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, afirmou que o país e o Rio Grande do Norte estão preparados para as reformas. “Há quem defenda mudanças mais profundas na CLT. Mas o que está havendo é uma modernização da CLT, ninguém está propondo acabar com ela. Eu acredito que essa flexibilização irá ocorrer principalmente em relação do acordado com o legislado”, disse o industrial.
Para ele, as mudanças fortalecerão os sindicatos, as instituições, as empresas e os trabalhadores. “O poder público vai sair dessa cena para que as empresas tratem com seus colaboradores aquilo que vive no dia-a-dia. Não vamos transgredir a lei, não vamos fazer nada que seja contrário a lei. O que ocorrerá é uma flexibilização”, explicou Amaro Sales.
O presidente da Federação das Indústrias disse que existem muitas reformas no país a serem feitas “Eu elenco pelo menos cinco, tributária, política, sindical, previdência, trabalhista. O Brasil, nesses últimos vinte anos não aderiu às reformas”, considera ele, para quem existe muita desinformação acerca desse processo que levará o país a ganhar competitividade e empregos.
“A flexibilização das leis trabalhistas contribuirá para as empresas perderem o medo de contratar. Temos uma Terceirização que passou no Congresso, que já foi sancionada. Estão falando que horrores contra, mas nem começou a funcionar” disse.
Amaro Sales chamou atenção para o grande número de desempregados atualmente. “Eu acredito que nesse momento a empregabilidade vai melhorar sim, porque dará garantia para a empresa e para o trabalhador. Você tem hoje um exército de 13 milhões de pessoas, somente no Rio Grande do Norte mais de 230 mil, a empregabilidade dessas pessoas é uma pauta que a Federação das Indústrias não abre mão. A gente precisa mudar essa situação”.