Alonso completa teste de novatos da Indy e está liberado para correr as 500 Milhas
Fernando Alonso completou o ROP (Rookie Orientation Program), na manhã desta quarta-feira, em Indianápolis, e está liberado para competir nas 500 Milhas. O Programa de Orientação para Novatos (em tradução livre) é dividido em fases e é obrigatório para todos os pilotos iniciantes que têm a intenção de correr a lendária prova no superoval de Indianápolis. A primeira experiência do espanhol com um carro da Indy, em que atingiu a máxima de 355km/h (e média de 351km/h após 55 voltas) sem acidentes, foi toda transmitida ao vivo nos canais da categoria americana.
– Foi legal. Foi um bom jeito de começar. Um pouco difícil no começo, mas depois me senti bem. Tomara que possamos ter mais testes para conhecer o carro, por hoje foi o carro que me pilotou, em vez de o contrário. Agora é que começa para valer – explicou Fernando Alonso.
O ROP exige que o piloto complete 10 voltas entre 205-210mph (328 e 336km/h), 15 voltas entre 210-215mph (336 e 344km/h) e outras 15 voltas acima de 215mph (344km/h). A ação era para começar logo cedo pela manhã, mas o tempo frio impediu o início das atividades. Assim que as condições melhoraram, coube a Marco Andretti, filho de Michael Andretti e piloto do time de mesmo nome, completar algumas voltas de instalação e ajustar o carro para o espanhol, que assumiu o comando momentos depois.
– Minha missão era ajustar o carro para um acerto conservador. Não é bom sair de frente por aqui, então é preciso que ele sinta o carro grudado, porque assim ganhará confiança. Com o nível de pressão aerodinâmica – o mesmo usado na prova – e sem tráfego, o carro anda grudado. Então não tem mistério, é exatamente o que você espera do seu primeiro teste – falou Marco Andretti.