Em solenidade, vereadores homenageiam líderes comunitários
“As lideranças são os primeiros a ouvir e detectar os problemas das comunidades, mas nem sempre são ouvidos pelo poder público. Não temos uma porta aberta com o executivo municipal. Acredito que uma conversa com prefeitura e secretários como a Câmara está fazendo tem muito a ajudar essa cidade. As lideranças muitas vezes só são vistas à época de eleições e não é dessa forma que deve ser feito. É principalmente para ser ouvida quando traz as reivindicações da comunidade”, destacou José Leoniça de Lima, presidente da Federação Municipal de Entidades Comunitárias de Natal, durante sessão solene realizada nesta manhã, pela Câmara Municipal de Natal, em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário, celebrado nesta quinta-feira (5).
O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído pela lei número 11.287, de 27 de março de 2006 e a cerimônia na Câmara foi proposta pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) e presidida inicialmente pelo presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT). Contou com a participação de vereadores que entregaram diplomas aos líderes comunitários em reconhecimento pelos serviços prestados às comunidades. “É motivo de alegria e confraternização a Câmara se reunir para reconhecer essa luta incansável, a dedicação que essas pessoas têm nos diversos bairros da cidade. Devo muito do cargo que ocupo a esse movimento comunitário que fez com que Natal me reconhecesse e me escolhesse para representar a população. Há pessoas incansáveis com mais de trinta anos de luta aqui que não desistem de buscar melhorias para suas comunidades junto ao poder público”, declarou Ubaldo Fernandes, destacando que a atual gestão da Câmara tem aberto espaço para os representantes das comunidades se pronunciarem sobre suas reivindicações.
O presidente da Casa destacou a importância do Executivo e do Legislativo manter o diálogo sempre aberto com as lideranças. “Tive a oportunidade de ter sido secretário de desenvolvimento comunitário e foi nessa época que descobri a importância das lideranças. Líder é o que se doa, se dedica, sério, competente e responsável. É como se fosse um sub-prefeito do bairro. A Câmara tem uma bancada comunitária de vereadores que trabalharam como líderes comunitários. Temos que resgatar o orçamento participativo, ter um departamento específico para que haja um elo entre a prefeitura e as comunidades”, defendeu.

