CMN realiza solenidade em homenagem ao Dia do Oftalmologista
“Os olhos são a janela da alma”, parafraseia a vereadora Carla Dickson (PROS), médica oftalmologista e propositora, na noite de ontem (9), de uma sessão solene alusiva ao Dia do Oftalmologista, realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal. A solenidade homenageou diversos e gabaritados oftalmologista do estado, com um diploma meritório, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
“Gostaria de fazer um discurso de coração, pois aqui me reúno com meus colegas, no qual não tenho o receio em dizer, nesta Casa estão os melhores oftalmologistas do Brasil. Com os olhos demonstramos nossos sentimentos: tristeza, alegria, raiva; e nesta noite me sinto honrada em poder homenagear essa classe que luta em prol dos mais desfavorecidos, e que luta também, em defesa do profissional qualificado para este trabalho. Temos o dever de fazer com que nosso paciente tenha sempre a melhor consulta, e eu tenho certeza que todos os oftalmologistas que estão aqui presentes, cumprem esse papel da melhor maneira”, comemora a vereadora propositora da solenidade.
A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 07 de maio 1930. No entanto, só foi oficializada como Dia do Oftalmologista, no ano de 1968, em São Paulo, por meio de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. No Brasil, o dia só veio a fazer parte do calendário nacional em 1986. A data lembra a importância da consulta periódica ao especialista ocular. A Organização Mundial da Saúde estima que atualmente o Brasil tem quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60%, ou 700 mil, em números absolutos, poderiam ter a condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo.
Para Nelson Roberto Salustino Galvão, presidente da Sociedade de Oftalmologia do RN – SOERN, o médico oftalmologista percorre um longo caminho para se qualificar e atender à sociedade, e esta noite é de muita alegria para a classe. “São muitos anos de estudo, especializações e um extenso caminho para se tornar um médico capacitado à exercer nossa profissão. São 183 oftalmologistas cadastrados no nosso conselho do estado, e que aqui está muito bem representado. Renovo meu agradecimento a Carla Dickson, por nos dar esta oportunidade, me sinto honrado em participar deste evento e dividir este momento com ilustres colegas”, ressaltou Nelson Galvão.
O presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), afirmou que os oftalmologistas são de grande relevância para a saúde municipal, visto que são profissionais que diariamente estão numa atividade de extrema sensibilidade. Seu homenageado, Breno Barth Amaral, falou da felicidade em participar desta noite “É com muita satisfação que vejo esta solenidade. A classe vê na Câmara uma preocupação com a saúde voltada para a população. É uma maneira homenagear aqueles que dedicam grande parte do seu tempo, com tanto amor e carinho, em prol da comunidade”, celebra Breno Barth.

