Frente Parlamentar reúne entidades em prol da Agricultura Familiar

- publicidade -

Um ato formal promovido na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, oficializou a instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, fórum que conta com a participação de legisladores estaduais e entidades ligadas ao setor com o objetivo de atuar em favor do desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, o deputado Souza (PHS), propositor e presidente da Frente, destacou a missão da bancada recém-formada.

“A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar propõe criar um ambiente para articularmos as ações dos diversos órgãos voltados para o setor. Visa promover a discussão, elaboração e aplicação de políticas públicas para o fomento da atividade agrícola no Estado, priorizando a agricultura familiar”, explica Souza.

Dentre os objetivos traçados pela Frente da Agricultura, o deputado Fernando Mineiro (PT), que também compõe o fórum, defende uma maior participação das entidades representativas no processo legislativo de construção de políticas públicas para o setor, bem como o acompanhamento da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Dessa forma seriam evitados conflitos entre os projetos em construção para a área, permitindo também o aperfeiçoamento das políticas com maior participação dos envolvidos e discussões mais aprofundadas”, disse ele.

Presente na reunião, o também integrante da Frente, deputado Gustavo Carvalho (PSDB), enalteceu a iniciativa de Souza pela instalação do grupo. “Nada melhor que um fórum como esse para aproximar as discussões e efetivamente alcançar soluções para o fortalecimento do setor”, afirmou o parlamentar destacando ainda a luta da Casa pela Estrada da Produção.

Representantes do Governo do Estado também compareceram ao ato e asseguraram a participação do Executivo Estadual na Frente. O secretário da Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, reforçou o papel da pasta para o desenvolvimento do setor. “A Secretaria de Agricultura e Pesca atua em favor da sustentabilidade da atividade da agricultura familiar. É nossa obrigação sermos parceiros das demais entidades e classes que representam o setor. A criação desse fórum é uma excelente oportunidade para isso”, declarou.

Para o titular da secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivan Júnior, o grupo vai permitir discutir e planejar as ações necessárias para a área “proporcionando uma perspectiva de futuro para as famílias que vivem da atividade”, observa o secretário.

A participação dos trabalhadores rurais na Frente Parlamentar é assegurada, dentre outras entidades, através da Federação dos Trabalhos na Agricultura do Estado (FETARN). O presidente da instituição, Manoel Cândido Costa, agradeceu a iniciativa em favor da atividade e destacou alguns desafios do setor. “O crédito fundiário e o crédito mulher, por exemplo, estão suspensos. Desde já, informo que queremos participar de todas as discussões do fórum e que contamos com o seu apoio para vencermos os desafios enfrentados pela atividade”, falou.

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar conta ainda com a participação do deputado George Soares (PR) e de entidades como a EMATER, IDIARN, IGARN, INCRA, SEARA, IDEMA, Agência de Fomento do RN, FETRAF-RN, MST, SEBRAE, SENAR, FEMURN E FECAM.

De acordo com a agenda de trabalho do fórum, o grupo volta se reunir no próximo dia 29 de maio, às 10h, na EMATER, em Natal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais