Grupos de idosos e comunidade do Igapó aderem a Campanha Sexta Sem Mosquito

- publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal promoveu nesta sexta-feira (17) mais uma edição da Campanha Sexta Sem Mosquito, no Bairro de Igapó, associando diversas ações de promoção à saúde ao combate ao Aedes aegypti.

A ação iniciou com uma caminhada de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, tendo a participação do Grupo de Idosos Vida e Saúde, os agentes comunitário de Saúde e de agentes de combate às endemias, além da comunidade do bairro, formando o Bloco “Folia Sem Preconceito”.

O bloco percorreu as principais ruas do bairro: Ruas de Novo Recreio, Santo Antônio, São Pedro, Santo Inácio, Nossa Senhora do Ó, retornando até a Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, onde aconteceu a apresentação de Teatro de Fantoches da Caern, com o tema “Água Limitada”, e o teatro dos agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o tema sobre o combate às arboviroses. Além disso, os participantes fizeram exercícios de alongamento e dança supervisionados por uma educadora física.

A diretora da UBS de Bela Vista, Ednalva Melo, disse que a comunidade é bastante participativa e receptiva nas ações realizadas pela SMS. “Eles recebem com muito entusiasmo e disposição, especialmente o grupo de idosos que estão na faixa etária entre 60 a 89 de idades”.

A chefe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ, Huylliane Souza, comentou que a ação teve uma característica importante, porque a caminhada potencializou a disseminação da informação, alertando a população na co-responsabilidade da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A participante do Grupo de Idosos, Antônia Barbosa, 87 anos, demonstrou a satisfação de participar dos ventos da SMS. “Gosto muito de participar porque eu me divirto muito e coloco meu corpo em funcionamento para não ficar com doenças”.

“Acho, ótimo, bonito e gostoso fazer caminhadas e dançar. Aqui é muito bom e sinto uma grande alegria participar e aprender como se prevenir e ter uma vida mais saudável”, afirmou a Joana Silva, 84 anos.

Ao longo de toda a manhã, os agentes de combate às endemias realizarão visitas domiciliares nos locais de maior risco entomológico e epidemiológico. A Urbana realizará a limpeza de terrenos baldios nas Ruas Alvorada, Santo Inácio, Nossa Senhora do Ó, Isabel de Brito, Henrique Dias, Santa Luzia e Vivaldo Cavalcante nos dias 16 e 21 deste mês.

As atividades continuaram com distribuição de hipoclorito de sódio para higienização de frutas, verduras e legumes; verificação de pressão arterial; avaliação odontológica; sorteio de brindes, corte de cabelo, confecção do Cartão SUS, entre outras. As ações contaram com o apoio da Drogaria Paiva, Atacado Progresso, Nivaldo Bacurau e comerciantes do Bairro de Igapó.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais