Hospital Municipal de Natal é primeiro lugar no Estado em notificações de potenciais doadores de córnea

- publicidade -

O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo tem apresentado uma estatística bastante satisfatória: é o primeiro lugar no estado do Rio Grande do Norte em notificações de potenciais doadores de córnea.

A equipe do hospital, por meio da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, notifica os óbitos, verifica se o usuário atende a todos os critérios e faz todo o diagnóstico necessário para a doação.

Após isso, o serviço social entra em contato com as famílias e pede a autorização para a doação, orientando sobre os benefícios que aquela atitude pode representar para outras pessoas.
O secretário adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS), Marcelo Bessa, destacou o empenho da equipe do hospital. “Graças ao esforço e todo o trabalho do pessoal, estamos conseguindo notificar possíveis doadores e com isso, aumentar as doações”.

A diretora do hospital, Renata Campos Ludovico, ressalta a importância da ação e destaca que a fila de espera de transplante de córnea está diminuindo. “A morte de um ente querido gera muita dor para a família, mas acaba tornando-se uma espécie de esperança para outro paciente. Muitas famílias acabam tendo consciência nesse sentido, sabendo da importância da doação de órgãos”, explica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais