Representantes da Fiocruz visitam Natal e elogiam eficiência do VigiaDengue

- publicidade -

O sistema de monitoramento VigiaDengue continua recebendo elogios e ganhando destaque nacionalmente. Após ser elogiado pelo Ministério da Saúde e definido como estratégia a ser seguida pelo país, o método recebeu a visita de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Brasília.

A visita aconteceu durante reunião do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise nesta quarta-feira (23) e faz parte de um mapeamento que está sendo feito em todo o país sobre as iniciativas dos serviços de saúde no enfrentamento das arboviroses.

Uma das pesquisadoras, Fernanda Machiner, conta que o VigiaDengue ganhou visibilidade em uma reunião do Marco Zero em Brasília e que já estava interessada pelo projeto antes mesmo de conhecer as atividades in loco.

“A integração de todos os serviços só fez a gente fortalecer a ideia de que essa iniciativa está dando certo e que com o apoio de todos os integrantes dos serviços da gestão é possível fazer dar certo. Estou encantada pelo que vi em Natal e, como epidemiologista, apaixonada pelo Vigiadengue. É uma iniciativa exitosa que pode ser expandida para outras regiões, respeitando suas particularidades”, explica.

Como fruto da visita, o VigiaDengue foi convidado para participar da I Feira de Soluções para a Saúde, em Salvador, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. No evento, a metodologia do sistema será apresentada juntamente com iniciativas dos movimentos sociais, dos serviços de saúde e das tecnologias indústrias.

“Será um momento de encontro das demandas para apresentar as estratégias e necessidades tecnológicas, criando assim, uma rede de colaboração e aprimorar e ampliar esses projetos” destaca. A Rede de Colaboração possibilitará parcerias para o aprimoramento, sistematização e replicação das iniciativas em outras localidades e contextos, além da incorporação nas Políticas Públicas do país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais