Páscoa movimenta positivamente comércio e hotéis do RN

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O feriado da Semana Santa terminou com movimento positivo no comércio e semelhante ao de 2016 na hotelaria do Rio Grande do Norte, de acordo com informações divulgadas ontem por entidades representativas das empresas. Com uma estimativa de ter 80% de suas vagas ocupadas no feriado, o setor hoteleiro teve um balanço positivo, disse a Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis do RN (ABIH/RN).

No comércio, com um crescimento de aproximadamente 1% nas vendas de setores relacionados a produtos de páscoa (pescados, chocolates), o feriado da Semana Santa provocou aquilo que o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) Augusto Vaz, classificou como um momento de “virada da economia”, após dois anos de quedas constantes.

Apesar de não possuir dados locais específicos, o diretor da CDL afirmou que o RN encontra-se dentro do padrão de crescimento nacional, que apontou um aumento de 0,93% nas vendas dos produtos relacionados à páscoa. Apesar de não ser um crescimento exponencial, após dois anos sem um número positivo nas vendas em datas comemorativas, o número é considerado um marco importante pelos lojistas, que esperam que as próximas datas comemorativas também apresentes saldos positivos com crescimentos que girem em torno de 1%, como na páscoa.

Ainda de acordo com Augusto Vaz, “as datas comemorativas são muito importantes para o comércio, elas têm uma representatividade muito grande anualmente nas vendas. Se a gente tem a primeira data comemorativa positiva, isso se apresenta como um bom indicativo do que podemos esperar para as próximas datas que estão por vir e acreditamos que essa tendência vai continuar: a curva desceu e agora ela começa a subir novamente”, disse.

Hotéis

No setor hoteleiro, os destinos mais procurados do Estado foram  Natal e a praia de Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, que tiveram 100% de ocupação da rede. Com uma estimativa inicial de 75% de ocupação, a ABIH afirmou que, graças ao grande fluxo de turistas regionais que não costumam fazer reservas com muita antecedência, o número costuma aumentar nas datas do feriado em si. Apesar de ter sido considerada uma boa taxa de ocupação, não houve crescimento em relação a 2016, que também ficou com margem dos 80% de ocupação.

Tanto 2016 como 2017 apresentaram um cenário de queda em relação a 2014 (84% de ocupação) e 2015 (95% de ocupação). O cenário de crise econômica do país, no entanto, influencia no resultado e permite que a Associação considere como positivos os números deste ano. Para a ABIH, o resultado é “fruto do trabalho de parceria entre o público e o privado”. “Estamos realizando constantes divulgações em eventos do Governo da rede hoteleira, até porque quando vendemos o produto, vendemos também o Rio Grande do Norte enquanto destino”, afirmou a assessoria da ABIH.

Lentamente, os lojistas apostam em uma retomada, a “virada da curva” das estatísticas negativas dos últimos dois anos, e aguardam a próxima data comemorativa que pretende movimentar o setor comercial: o dia das mães. “Após dois anos sem um número positivo, estamos comemorando esse resultado da páscoa. Agora, estamos aguardando a próxima data comemorativa, o dia das mães, e acreditamos na continuidade desta tendência, que deve girar em torno de 1%, seguindo o padrão nacional de crescimento”, completou o diretor da CDL.

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