Projeto de promoção à saúde no Jiqui ajuda a identificar pacientes com diabetes e pressão alta

- publicidade -

Atrair pessoas que normalmente não procuram a unidade de saúde. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Saúde na Praça’, conhecido também como ‘Jiqui na Praça’, desenvolvido pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jiqui, zona Sul de Natal e que teve mais uma edição nesta quarta-feira (12).

A equipe se reuniu na praça Marechal Deodoro e ofertaram serviços para a população como verificação de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de preservativo e hipoclorito com orientações, além da distribuição de kits de saúde e bucal com orientações sobre escovação e atendimentos de nutrição e enfermagem. “Fazemos esse projeto na praça, para atrair as pessoas que geralmente não buscam os serviços de saúde. Pegamos quem está indo para a escola, para o trabalho, as pessoas que trabalham nas proximidades da praça”, afirmou Keila Fernanda, diretora da unidade.

A ação, que geralmente ocorre uma vez por mês, já tem conseguido resultados importantes. “Já tivemos uma boa quantidade de casos de pessoas que fizemos o teste glicêmico e a verificação da pressão arterial e descobrimos pacientes com diabetes e pressão alta, mas que nunca tinham buscado atendimento. Com isso, conseguimos levar essas pessoas para dentro da unidade para tratamento”, afirmou Keila.

O evento desta quarta também teve a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fez um trabalho voltado para o combate ao Aedes aegypti, com distribuição de panfletos, carro de som e agentes de endemias percorrendo as ruas da região para conversar com moradores e checar possíveis focos do mosquito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais