Escolas Estaduais participam de festival sobre uso seguro e eficiente da energia
Depois do sucesso em Salvador e Recife, chegou a vez de Natal receber o festival “Tô Ligado na Energia”, projeto de educação do grupo Neoenergia que vai ser desenvolvido no Rio Grande do Norte pela Cosern com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), no âmbito do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A estreia do Rio Grande Norte aconteceu nesta quinta-feira (04), às 8h, no auditório do Edifício-Sede da Cosern (Baldo), com a presença dos estudantes e professores do Instituto Padre Miguelinho, que foram recepcionados pela Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas.
Ao longo do dia, os participantes tiveram palestras sobre uso seguro e eficiente de energia elétrica, conheceram os detalhes do Projeto Vale Luz e receberam kits educativos da Cosern para replicar os conhecimentos adquiridos no festival.
A novidade desta edição do Festival “Tô Ligado na Energia” é a entrada de um novo parceiro: a organização ambiental sem fins lucrativos WWF-Brasil. A ONG, que desde 2016 atua em parceria com as concessionárias do Grupo Neoenergia capacitando professores na área de energia e meio ambiente, é a responsável pela organização do festival em Natal e pela comunicação de todo o projeto (que envolve também oito escolas em Salvador e oito em Recife).
Nessa primeira edição potiguar do festival, quatro escolas públicas de Natal receberão o projeto. Depois do Instituto Padre Miguelinho (Alecrim), será a vez do Colégio Winston Churchill (Cidade Alta) no segundo semestre. A Cosern ainda negocia a entrada de mais duas escolas no festival, dessa vez da rede municipal de Natal.
Ao longo de seis semanas, alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio dessas escolas participarão de diversas oficinas e atividades, sempre de forma conectada ao uso eficiente e seguro da energia. Para garantir o interesse desses jovens, o festival “Tô Ligado na Energia” acontece em formato de gincana, com formação de três equipes. As atividades são dinâmicas e valem pontos para o encerramento do projeto, chamado de “Dia Show”, quando será conhecido o grupo vencedor.
Todas as etapas do projeto poderão ser acompanhadas em tempo real no site (www.festivaltoligadonaenergia.com.br), em notícias assinadas pela redação ou pelos próprios alunos. Os cliques nos corações no final dos textos também valem pontos para as equipes participantes.