Câmara de Parnamirim aprova Plano Plurianual e LOA 2018

- publicidade -

Colocados em votação esta semana, a Lei Orçamentária Anual (LOA)2018  e o Plano Plurianual de Parnamirim (PPA-2018-2021) foram aprovados em segunda votação pela Câmara Municipal.  A LOA prevê um orçamento  de R$ 468 milhões para ser executado pelo município no próximo ano. Já o PPA direcionará as metas e diretrizes da administração municipal para os próximos quatro anos. 

A LOA foi aprovada com 106 emendas – três foram canceladas – totalizando 103 emendas. Destas, 17 impositivas, 80 aditivas (duas foram canceladas) e oito modificativas. O valor das cotas nas emendas impositivas é de R$ 85.904.60. 

Já o PPA (2018-2021) foi aprovado sem emendas. As duas peças agora seguem para sanção do prefeito Rosano Taveira. 

Ao longo das últimas semanas, a casa legislativa debateu, por meio de audiências públicas, as propostas apresentadas nas duas peças pelo executivo  e vereadores. “Nesses últimos 40 dias pudemos analisar, debater e avaliar as emendas propostas pelos vereadores da casa. Assim como a sociedade também pôde participar das audiências e indicar onde melhor aplicar os recursos”, disse o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes(PRB). 

Com o encerramento das votações, a Câmara se prepara para entrar em recesso parlamentar no próximo dia 23. O retorno aos trabalhos legislativos está previsto para o dia 2 de fevereiro de 2018. 

LOA e PPA 

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo e encaminhada para apreciação do Legislativo com todas as previsões de despesas e receitas para o ano seguinte. É através dela que são definidas as destinações dos recursos movimentados pela Prefeitura. 

O PPA participativo é um dos instrumentos de planejamento e gestão pública do país e está previsto pelo artigo 165 da Constituição Federal. O PPA nasceu da retomada do planejamento como ferramenta de gestão pública, no âmbito do Estado federativo e democrático preconizado pela Constituição de 1988. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais