Idema realiza fiscalização nas praias do litoral norte do estado

- publicidade -

Fiscais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema intensificam as vistorias nos Parrachos de Rio do Fogo e Perobas, localizados na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais (APARC). A ação aconteceu no último sábado dia (23). A fiscalização do Idema tem sido constante na região. 

Segundo os agentes do Idema, na praia de Perobas não foram encontradas irregularidades, porém em Rio do Fogo, a maioria das embarcações estava descumprindo o rodízio estabelecido pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação – NUC. A Marinha também esteve no local observando a questão de capacidade de pessoas na embarcação.

A coordenadora da Fiscalização, Kelly Dantas, ressalta que as ações são de extrema importância para preservação do ecossistema. “O objetivo do Idema, como órgão gestor da APARC, é ordenar as atividades aliando o desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento sustentável. As pessoas precisam se conscientizar e respeitar o que foi determinado, sabendo que nossa prioridade é a preservação do meio ambiente. Neste final de semana, fizemos uma fiscalização educativa, conversando com os proprietários das lanchas. Entretanto, continuaremos na área observando e em caso de descumprimento faremos autuações”, declara. 

Com base em recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), o Idema entregou, em novembro de 2016, autorizações da atividade turística nos Parrachos aos comunitários. Para a realização da atividade, os autorizados devem cumprir as condicionantes necessárias para a regularização e preservação da área, como seguir as diretrizes do Plano de Manejo de Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, obedecer a limitação de QUOTAS de visitação diária, o sistema de rodízio, os pontos fixos de embarque, dentre outras. 

APARC

A Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) foi criada em 2001, por meio do Decreto N° 15.746, com o objetivo de proteger a região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, no litoral norte do Estado. Com uma área de mais de 136 mil hectares, a APARC assegura a preservação da biodiversidade marinha presente na Unidade com a ocorrência de recifes de corais – considerado o mais diverso habitat marinho do mundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais