Políticas de incentivo às bandas e fanfarras do estado pautam audiência na ALRN

- publicidade -

Discutir políticas públicas em prol da valorização e do reconhecimento cultural das bandas e fanfarras do Rio Grande do Norte. Esse foi o objetivo da audiência pública realizada, na tarde desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do RN. Proposto pelo deputado Kleber Rodrigues (Avante), o debate reuniu representantes de poderes públicos, sindicatos, associações, federações e ordens dos músicos.

“Esse assunto é de interesse de todo o RN, porque, quando tratamos de cultura, envolvemos toda a sociedade. Quero que saiamos daqui, hoje, com propostas concretas de incentivo e valorização das bandas e fanfarras do nosso estado. Precisamos reunir as ideias para cobrar, junto ao Poder Público, ações que tragam melhorias para esses grupos musicais”, disse o parlamentar.

Decepcionado com a falta de reconhecimento dos órgãos públicos, o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do RN (FEBANFARN), regente Lucival da Silva, pediu o apoio do parlamento potiguar. “O jovem que participa dessas bandas, ele começa e termina o ano na escola. Ele não evade, porque ele tem uma motivação: não quer deixar a banda. Esse mesmo jovem pede mudança, e a mudança acontece aqui no parlamento. Por isso precisamos da ajuda de vocês”, clamou o regente.

O presidente da FEBANFARN disse também que a instituição está transformando a juventude do estado, mas é preciso apoio do Poder Público. “Nós não acreditamos mais em promessas. Nós precisamos de pessoas que cheguem e façam. Não queremos mais ser vistos como números. Nós somos realidade. E nós precisamos de investimento para modificar ainda mais a juventude e a sociedade potiguar”, pediu.

O maestro e presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do RN (Sindmusi RN), Ricardo Nascimento, também pediu apoio para a nova geração de artistas potiguares da música. “Se esses jovens não tiverem incentivo, eles vão fazer o quê? Por isso estamos aqui para pedir o compromisso dos políticos, pois já estamos cansados de promessas e abandono”, desabafou.

Para Janilson Batista, vice-presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, sempre há espaço para aquele que se dedica e ama o que faz, mas o incentivo do Poder Público é essencial nesse processo. “Tenho alguns alunos trabalhando e vivendo da música, hoje em dia. Mas nós precisamos do apoio do Poder Público para aumentar essa quantidade, suprindo as inúmeras necessidades das bandas e fanfarras do RN”.

O vice-presidente se mostrou motivado e otimista com relação aos possíveis resultados advindos da audiência. “O investimento é tão pequeno, dentro do que precisamos; mas o resultado é imenso. Por isso estamos muito otimistas e confiantes de que hoje será um marco de vitória para todos os integrantes da nossa luta. E eu só posso dizer a vocês, jovens artistas, que continuem sonhando, porque esse movimento ainda vai lhes dar muitos frutos”, motivou.

Betânia Ramalho, professora titular do Centro de Educação da UFRN e ex-secretária de educação, falou sobre a importância da música na vida e no desenvolvimento social dos jovens. “Quem estuda música, sabe como esse conhecimento é estratégico, lógico e matemático. Portanto, por meio dela se aprendem muitas outras habilidades; sem contar as questões do comportamento, que estão relacionadas a estar estudando, ter uma perspectiva, uma regularidade”, explicou a professora.

Ainda de acordo com Betânia Ramalho, a música é um grande canal de inserção social. “Nós não deveríamos estar aqui brigando por recursos, porque apoiar a cultura é uma obrigação dos órgãos públicos. E essa responsabilidade não precisa ser dita, mas sentida. Não construímos nada com palavras, e sim, com ações”, protestou.

O representante da Fundação José Augusto, Sérgio de Farias, que também é músico e compositor, explicou que será lançada em breve, junto com a Secretaria de Educação, uma grande discussão sobre o ensino das artes no RN. “Parece que será o primeiro encontro de professores de artes do estado. Isso prova a falta de valorização da cultura no Brasil”, disse.

Enriquecendo o debate com dados estatísticos, Sérgio de Farias mostrou a discrepância entre a valorização cultural no Brasil e na Europa. “No RN existem 600 unidades de ensino; dessas, apenas oito são de música. Enquanto isso, a França, que é do tamanho do Ceará, tem 650 conservatórios de música, e na Alemanha existem 1400 unidades de ensino gratuito de artes”.

Representando o Governo do Estado, o subsecretário de Esporte e Lazer, Francisco França, convidou os membros da luta pela valorização das bandas e fanfarras do RN a apresentarem suas propostas em reunião oficial. “Nós, da secretaria, convidamos os representantes do movimento pró bandas e fanfarras a participarem de uma reunião com o secretário de esporte e membros da Fundação José Augusto. A ideia é colocarmos suas reivindicações no Plano Plurianual, pois sabemos que as manifestações culturais são essenciais para a melhoria da educação e redução da violência”.

Por fim, o deputado Kleber Rodrigues avaliou a audiência como positiva, citando a reunião marcada com os representantes do Governo, e garantiu que prestará total apoio, ao longo do seu mandato, à causa das bandas e fanfarras do Rio Grande do Norte.

Nomenclaturas

Fanfarras – têm origem numa peça musical militar, curta e intensa, executada por instrumentos – tais como trombetas, trompas, clarins, tambores – de origem árabe. Introduzida na Espanha, estendeu-se para o resto da Europa. São, de modo geral, vistas como um tipo de banda, compostas apenas por instrumentos de metal simples (cornetas) e de percussão (em geral considerado o ponto forte da fanfarra).

Bandas – têm uma formação relativamente grande, mas, em sentido restrito, se referem a um conjunto de fanfarras. Possuem instrumentos basicamente de sopro, tais como as bandas militares e as fanfarras. A palavra “banda” também podem ser utilizada para designar um conjunto de determinados instrumentos, como: bandas de percussões, bandas de acordeões, steel bands etc. Com frequência, o termo “banda” refere-se a um grupo que executa determinado instrumento ou uma família deles. Como exemplo, podemos citar as bandas de pífanos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais