Projeto Crescer Sem Violência capacita municípios da Grande Natal

- publicidade -

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), realizou a segunda etapa de capacitação do projeto “Crescer sem Violência”, nesta quinta-feira (13), na Escola do Governo. O projeto é uma parceria entre a Sethas e o Canal Futura e tem como objetivo capacitar os profissionais da Rede Socioassistencial para lidar com situações de violência, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Nessa etapa estão participando municípios da Região Metropolitana de Natal e técnicos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase).  

O momento foi marcado por reflexões acerca do papel da assistência social em relação às situações de violações de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, foram levantadas discussões acerca do papel da família e da escola quanto à educação sexual e a influência da mídia, em especial das redes sociais. “Buscamos formar a rede de Assistência para que se possa compreender como a educação sexual pode ser uma estratégia de autoproteção de crianças e adolescentes no enfrentamento aos abusos e violências sexuais”, destacou Anamélia, psicóloga e consultora do Canal Futura.

Kátia Benjamin, funcionária da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), destacou a iniciativa do Governo do RN de buscar profissionais cada vez mais capacitados. “Esse conteúdo é muito importante e precisa ser abrangido com toda sociedade civil. Infelizmente, o corpo técnico das nossas instituições é despreparado para lidar com essas questões. Então, precisamos buscar a capacitação para lidar com crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. Essa parceria da Sethas e do Canal Futura é excepcional. É um comprometimento do Governo na busca da melhoria dos serviços prestados à sociedade”, disse.

A subcoordenadora da Proteção Social Especial da Sethas, explica que as oficinas serão realizadas em outros polos e beneficiarão todos os municípios que possuem Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Vamos levar essa capacitação para todas as regiões, focando nos municípios que possuem CREAS e outros serviços de alta complexidade voltados para Crianças e Adolescentes. A próxima etapa será na cidade de Caicó, nos dias 02 e 03 de julho, beneficiando os municípios do Seridó”, explica.

O Crescer sem Violência apresenta um guia de formação com três séries de conteúdo, divididas em quatro episódios, sobre as temáticas do Abuso, da Exploração e do Corpo. O projeto se encontra em sua terceira edição e já esteve presente em mais de 400 municípios brasileiros. No Rio Grande do Norte, já formou cerca 85  profissionais da Socioassistencial.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais