Comissão volta a pautar programa de acessibilidade de transporte

- publicidade -

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal, reuniu-se nesta terça-feira (28) para avaliar as atividades do primeiro semestre e pautar as ações até o final deste ano. Entre estas, uma reunião com o juiz responsável pela ação contra a retirada dos micro-ônibus que faziam o transporte no Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (PRAE).

“Entendemos como positivas as discussões, como os debates temáticos sobre fortalecimento dos conselhos, o impacto das mudanças do BPC na reforma da Previdência, visita ao programa Praia Inclusiva, além da apreciação de projetos de lei. Estamos agora pleiteando reunião com o magistrado responsável por julgar a ação do retorno do PRAE para saber como anda o processo”, disse a vereadora Divaneide Basílio (PT).

A Câmara já debateu o assunto por duas vezes no primeiro semestre em audiência pública e na comissão da pessoa com deficiência. Faltam cinco micro-ônibus para atender à demanda cadastrada no programa. O retorno dos veículos por parte das empresas de ônibus já foi acordada em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), sendo ainda uma contrapartida para o reajuste da tarifa do transporte público. “Para o conselho municipal de transporte foi garantido que seria colocado um micro-ônibus, mas a gente ainda espera que providenciem o retorno desses veículos”, disse o presidente da Associação Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN), Ronaldo Tavares.

Além deste assunto, a comissão vai abordar outras questões até o final do ano. A presidente da Comissão, vereadora Júlia Arruda (PDT), explicou que já foram elencadas e pautas para o segundo semestre. “Teremos pautas importantes sobre acessibilidade, abuso contra pessoas com deficiência, jogos e esporte, sempre valorizando as instituições que ajudam a pautar as atividades da comissão e que estarão conosco planejando e monitorando as políticas públicas para a pessoa com deficiência”, disse. “Vamos aos setores onde encontraremos pessoas com mobilidade reduzida, visitas às instituições para pensar como a Câmara pode ajudar na efetivação de políticas públicas”, enfatizou o vereador Franklin Capistrano (PSB). O vereador Robson Carvalho (PMB) também participou da reunião.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais