Sessão Solene homenageia o 302º aniversário do bairro das Quintas

- publicidade -

Nesta segunda-feira (09), a Câmara Municipal de Natal prestou homenagem aos 302 anos do bairro das Quintas, considerado um dos mais antigos da capital potiguar. O evento aconteceu por proposição do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), e contou com as presenças de personalidades ligadas à história do bairro, da comunidade local e autoridades do município.

“A história do bairro mais central da cidade se confunde com histórias de grandes nomes natalenses, como o quadrilheiro e folclorista Marcílio Canário, por exemplo, que dá nome a uma comenda oferecida pelo nosso mandato nesta Casa Legislativa. Berço de grandes artistas, líderes políticos, empresários, comerciantes e esportistas, o bairro sempre se fez presente, através de seus moradores, dando sua relevante contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o presidente Paulinho Freire.

“Quero aproveitar o momento para parabenizar o trabalho atuante dos membros desta comunidade em prol do crescimento do bairro. E reforço a minha disposição em contribuir para atuar aqui neste parlamento como porta-voz da região e ajudar no que for preciso”, completou.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), disse que a região conta com olhar atento da Prefeitura. “Estamos diuturnamente buscando melhorias para as Quintas, investindo em saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Trata-se de uma localidade histórica, ambiente cultural, ponto de convergência entre as zonas administrativas do município. Parabéns!”, comemorou.

Entre as personalidades homenageadas, estava a procuradora do Tribunal Regional Eleitoral, Lígia Regina Limeira, que falou sobre sua relação com o bairro. “Um apreço que começou há dois anos, quando a comunidade completou 300 anos. Os moradores me procuraram por causa do Setembro Cidadão, campanha que desenvolvo junto com o juiz Jarbas Bezerra, e perguntaram como eu poderia ajudá-los. Desde então abracei a causa, mergulhei nos assuntos da comunidade e me apaixonei pelas pessoas, principalmente pela devoção que elas têm com a própria história e cultura”. 

Ao fazer uso da palavra, Naelson Borja de Miranda, que representou as lideranças comunitárias do bairro, agradeceu em nome dos homenageados a deferência do Legislativo natalense. “Todos que moram, nasceram ou construíram suas trajetórias nas Quintas estão felizes e gratos pelo carinho deste parlamento com uma história de 302 anos. Muito obrigado!”, concluiu. 

História

O bairro das Quintas surgiu no caminho que ia para Macaíba e o Seridó, num prolongamento do bairro do Alecrim. Ali existiam sítios e granjas que foram adquiridos pelos portugueses e depois a região ficou conhecida como Quinta Velha. Durante a administração de Sylvio Pedroza, o local recebeu um dos primeiros calçamentos, que compreendia a Rua Nova, a Rua Mário Negócio, até a Rua dos Pêgas, integrando-as com a Avenida 12, até o Alecrim.  

Na época, existia uma linha de ônibus que retornava em frente ao mercado e um galpão também foi construído para venda de produtos trazidos de Extremoz como bolos e grude e uma feira livre acontecia do sábado para o domingo. Por mais de 20 anos, as Quintas constituíram o limite da cidade ao Norte, onde havia a “corrente”, local de parada obrigatória de veículos para inspeção dos guardas da fiscalização estadual. A região era popularmente conhecida como “Quintas Profundas”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais