Manchas de óleo chegam a Praia de Gado Bravo em Tibau no litoral do Oeste Potiguar

- publicidade -

As manchas de óleo que atingem várias partes do litoral nordestino, foram vistas na manhã desta quinta-feira (24), na praia de Gado Bravo, em Tibau, na região do litoral Oeste Potiguar. De acordo com os populares, as manchas foram vistas logo pela manhã, quando a maré estava baixa.

Recentemente, o óleo atingiu também as praias de Icapuí no Ceará, distante cerca de 20km do litoral tibauense. Em virtude do caso, a secretaria de meio ambiente de Grossos, está atenta e monitorando as praias daquele município.

O portal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que desde o dia 2 de setembro vem organizando ações para conter esse vazamento, junto com o Corpo de Bombeiros, a Marinha e a Petrobras. O instituto informa que trata-se de petróleo cru,, não é produzido no Brasil.

Em Natal, capital Potiguar, a Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), colocou à disposição voluntários do regime semiaberto do Sistema Prisional do estado, para ajudar no mutirão de limpeza de mancha de óleo bruto que atinge algumas praias do RN. 

O trabalho será coordenado pela Defesa Civil com apoio da Seap. “Os internos voluntariados receberão treinamento prévio para manuseio do material e equipamento de proteção individual do mesmo jeito que o voluntariado civil”, explicou o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio. 
  
Segundo o secretário Pedro Florêncio, o trabalho voluntariado dos internos atinge o fim social do apenado em se reinserir à sociedade e contará para a remição da pena como determina a Lei de Execuções Penais. “Estamos aguardando o treinamento e a definição da área de atuação”, falou. 

(Imagens: O Facho de Grossos)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais